Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comunicação da UFPI durante o período eleitoral

Comunicação da UFPI durante o período eleitoral

A partir de 7 de julho de 2018, quando começa o período eleitoral no Brasil, os meios de comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), assim como de todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, devem seguir determinadas diretrizes de divulgação, de acordo com o que determinam as Instruções Normativas nº 1 e 2, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A medida terá efeito até 7 de outubro, caso se encerre o período eleitoral em primeiro turno, ou até 28 de outubro em caso de segundo turno.

De acordo com as Instruções Normativas, elaboradas a partir da legislação eleitoral, o conceito de publicidade engloba toda ação de difusão de informação, inclusive os conteúdos noticiosos. Na edição deste ano, as orientações estão mais rigorosas nesse sentido.

A medida afeta a veiculação de notícias no site de Notícias da UFPI, as redes sociais institucionais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), a WebTV, a Rádio FM Universitária, entre outros. Páginas de Centros de Ensino, Departamentos, Programas de Pós-Graduação e setores administrativos também deverão obedecer às normas, uma vez que estão sob o domínio ufpi.br.

O que atentar para divulgações nas redes sociais no período eleitoral. Confira a apresentação completa aqui. (Fonte: Secom/Governo Federal)

De acordo com as diretrizes, a comunicação exercida pelos órgãos de governo deverá, no período eleitoral, priorizar conteúdos estritamente informativos ou de interesse do cidadão vinculadas à prestação de serviços públicos. Ficam assim vedadas as publicações que contenham nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, assim como conteúdos ou análises com juízo de valor sobre ações, políticas públicas e programas sociais e comparações entre gestões de governo.

Serão afetadas pessoas que estejam envolvidas nas eleições ou que tenham cargos políticos nas seguintes situações: cobertura de eventos, citações de pessoas da comunidade universitária ou externos à UFPI.

Não serão publicadas notícias que contenham informações sobre recebimento e uso de recursos financeiros públicos.

Nas redes sociais, é permitida apenas a divulgação estritamente informativa (inscrições em concursos públicos, cadastro em programas sociais, conteúdos didáticos e científicos), assim como as postagens de programas de prestação de serviços ao cidadão, com caráter educativo, informativo ou orientação social.

Os comentários e a interatividade nas redes sociais também sofrerão restrições. Serão utilizados somente para casos de grave e urgente necessidade ou se estritamente informativo, de prestação de serviços ao cidadão. Comentários com conteúdo eleitoral (nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, palavras-chave como eleições, segundo turno etc.) serão excluídos.

Uso de logomarcas: durante o período eleitoral, é permitida apenas as marcas das instituições, mas vedadas as marcas do Governo Federal, bem como dos programas de Governo, e das instituições. Por exemplo, é permitido o uso da marca da UFPI, mas não é permitido divulgar a logomarca de um programa da Universidade.

Em caso de dúvidas, recomenda-se entrar em contato com a Superintendência de Comunicação Social (SCS), Coordenadoria de Comunicação Social (COORDCOM), Rádio FM Universitária ou com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República ().

Mais informações:

Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018

Instrução Normativa nº 2, de 20 de abril de 2018

Esclarecimentos do Assessor Jurídico da Andifes

Modelos de publicidades permitidas e proibidas

Ofício Nº106/2018 – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).