Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do Mestrado em Psicologia da UFPI lançará livro no mais importante evento para a Pós-Graduação em Psicologia no Brasil

psicologia220180704134815

O livro "Pesquisas em psicologia e políticas educacionais: desafios para enfrentamentos à exclusão" será lançado no dia 16 de julho, em Brasília, durante o XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), o principal evento da Pós-Graduação em Psicologia no país. O Prof. Dr. Fauston Negreiros é Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e organizou o livro juntamente com a professora Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e a professora Dra. Sonia Mari Shima Barroco, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

psicologia20180704134926Grupo de Trabalho Psicologia e Políticas Educacionais

Os pesquisadores estudam a interface entre Psicologia (enquanto área da ciência e campo de atuação profissional) e políticas públicas da Educação em seus diferentes níveis e modalidades, com vistas à identificação e problematização de demandas, bem como à participação e ao acompanhamento em/de proposições para as mesmas. O livro é uma coedição entre Editora Universitária da UFPI (EDUFPI) e a Editora CRV, e teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI).

Trata-se da organização das produções do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia e Políticas Educacionais, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Na publicação estão reunidas produções de pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação de diferentes universidades e estados: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO - Irati), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A obra, ao se tratar de políticas públicas para a educação, e com o propósito de enfrentamento à exclusão de toda ordem, vai-se além do arrolar de diferentes políticas já implementadas, e se atenta para a prática social que as faz serem justificadas, defensáveis, propostas e implementadas. Elas devem ser exaustiva e seriamente avaliadas, visto terem impacto direto sobre os rumos daqueles que com elas ou nelas atuam e daqueles que delas passam a depender.