Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza cerimônia de Celebração à 200ª Defesa de Mestrado em História do Brasil
Início do conteúdo da página

UFPI realiza cerimônia de Celebração à 200ª Defesa de Mestrado em História do Brasil

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nessa segunda-feira (02), a solenidade em comemoração à ducentésima defesa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB). A cerimônia aconteceu no Auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), às 15h.

evento historia 4 (2).jpgAuditório Noé Mendes durante a comemoração da ducentésima defesa de Mestrado em História do Brasil

Após a abertura, foram convidados para compor a mesa durante a solenidade o Magnífico Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Diretora do CCHL, Profa. Dra. Romina Sanches Paradiso; e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco. Em seu discurso, o Coordenador Edwar Castelo Branco relembrou a efetivação e trajetória do Programa de Mestrado e ressaltou a importância de todos os seus colaboradores.

a 320180703152918

Mesa da cerimônia composta pela Profa. Dra. Romina Paradiso, pelo Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e pelo Prof. Dr. Edwar Castelo Branco 

evento historia 5 (2).jpg

Coordenador Do PPGHB, Prof. Dr. Edwar Castelo Branco

O Magnífico Reitor declarou a relevância do Programa para a Instituição e seu destaque. "É uma data muito importante. Duzentas dissertações não se defendem em pouco tempo e o Programa de História defendeu em pouco tempo. A média é de 16 dissertações por ano, o que é uma média alta. E isso tem contribuído muito para que a nossa Universidade se projete fora do seu estado. Então, aqui eu quero parabenizar a todos que fazem o Programa de História, a todos os professores, a todos aqueles que passaram pela coordenação e que construíram ao longo do tempo um programa que está, hoje, consolidado", afirmou.

evento historia 7 (1).jpg

Magnífico Reitor da Universidade

O mestrando Marcelo Gonçalves de Oliveira, que realizou a ducentésima Defesa de Mestrado em História do Brasil, com o tema "Itinerários de um não lugar: Estratégias e táticas na (des) favelização da cidade de Teresina (1969-1999)", também prestigiou a cerimônia e destacou a honra de ser o ducentésimo mestrando a realizar uma defesa por meio do Programa. "Primeiro é um privilégio fazer a ducentésima defesa. Mas também é importante lembrar que atrás desta há outras que possibilitaram, inclusive, que eu pudesse hoje estar aqui. E tomara que venham outras mais, minha expectativa é essa, para que no futuro a gente possa, inclusive, conquistar um Doutorado", disse.

evento historia 9 (1).jpg

Marcelo Gonçalves de Oliveira, defensor da ducentésima dissertação de Mestrado do PPGHB

O evento contou ainda com uma homenagem aos colaboradores do PPGHB, dentre eles: o Prof. Dr. Idelmar Gomes Cavalcante Junior, a Profa. Dra. Romina Sanches Paradiso, o Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima, a Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro, o Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento e a Profa. Dra. Terezinha de Jesus Mesquita Queiroz. 

Confira mais fotos:

11 (1).jpg

12 (1).jpg

evento historia 3 (2).jpg

evento historia 8 (1).jpg 

evento historia 6 (1).jpg

 

Sobre o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB): 

O Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi criado e autorizado em fevereiro de 2004, iniciando suas atividades no mês seguinte. Naquele momento foi o esforço conjunto de professores do Departamento de História, com a colaboração de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação do CCE/UFPI, de doutores em História da Arquitetura, Filosofia e Geografia. 

Em regra, os quadros titulados no Programa se tornam docentes efetivos em cursos universitários que funcionam nas cidades de Picos, Teresina, Bom Jesus Floriano, Parnaíba, Oeiras, Campo Maior e Piripiri, na UFPI e na UESPI, sendo também absorvidos pelo Instituto Federal do Estado do Piauí – IFPI, nas cidades de Corrente, Picos, Paulistana, Parnaíba, Oeiras, Pedro II e Piripiri. Fora do Piauí, instituições como o IFMA e a UEMA, assim como diferentes instituições privadas do Norte e do Nordeste, vem se beneficiando de quadros formados no âmbito do Programa Proponente.

O compromisso do grupo proponente com a qualificação docente pode ser medido também pela criação de dois doutorados Interinstitucionais (DINTERs), mantidos em parceria com a Universidade Federal de Fluminense (UFF), de 2006 a 2010, e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 2012 a 2016. O resultado de tais DINTERs, até aqui, foi a qualificação em nível de doutorado de 15 professores, incluindo alguns que foram admitidos no Programa como docentes do quadro permanente e colaboradores, além de outros docentes em processo de formação continuada.

Como forma de alimentar as contribuições acadêmicas, o PPGHB tem realizado eventos científicos tais como seminários de pós-graduação, colóquios, simpósios, dentre outros. No mesmo sentido, vem colaborando com a realização de eventos nacionalmente consolidados, como o Simpósio Nacional de História Cultural, o Encontro Nacional de História Oral, Seminários Internacionais sobre História e Patrimônio, Seminário Nacional de História da Imprensa, Seminário Internacional África Brasil, História e Literatura etc. No último quadriênio os proponentes investiram especialmente na publicação bibliográfica, gerada por professores e alunos do Programa, o que resultou em um incremento na geração de coletâneas e na publicação de artigos em revistas qualisadas no campo da História.

Nestes quatorze anos de funcionamento, o Programa proponente contribuiu de diversas maneiras para a formação na área de história, contribuindo sistematicamente, por exemplo, com fundações de pesquisa como a FAPEPI, favorecendo a criação e manutenção de museus (Museu de Simplício Dias da Silva, em Parnaíba – PI, Museu Ozildo Albano, em Picos – PI, Museu de Arte Sacra, em Oeiras – PI, Museu da Medicina e Museu do Piauí em Teresina – PI e Museu do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro), realizando consultoria a arquivos militares, criação de uma revista eletrônica denominada Contraponto e emissão de pareceres para diversas revistas da área de História.

Destaca-se ainda, entre os méritos nestas quase duas décadas de atuação na Pós-Graduação Stricto Sensu em História na UFPI, estes alicerçam-se na sintonia com as orientações da CAPES e numa continuada e cuidadosa reflexão sobre a nossa trajetória acadêmica. Este traço é aqui assinalado para testemunhar que temos tido todo cuidado com a nossa história, de maneira que é possível agora, à luz dessa trajetória, propor uma acentuação na caminhada, com a possível criação do Curso de Doutorado. Mormente agora, quando a CAPES, reconhecendo nosso zelo e dedicação, majorou nossa nota, no mestrado, para 4,0 (quatro).

Fim do conteúdo da página