Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Experiência Italiana na UFPI reforça internacionalização

Experiência Italiana na UFPI reforça internacionalização

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, juntamente com representantes da UFPI, reuniu-se na manhã desta terça-feira (19) com um grupo de italianos que vieram ao Piauí desenvolver atividades no Projeto "Rodas de Culturas", que faz parte do convênio entre a UFPI e a Universidade dos Estudos de Verona (UNIVR). Esta é a terceira missão italiana na instituição, que teve seu início em 2005 com o projeto inicialmente denominado "Sujeitos e Saberes na Mediação de Práticas Sócio-Educativas", com atuação na comunidade do bairro Parque Eliana.

UFPI recebe terceira missão italiana para o Projeto "Rodas de Culturas"

O Projeto "Rodas de Culturas" desenvolve oficinas de socialização no Brasil e na Itália, promovendo experiências internacionais em intercâmbios entre os dois países. A proposta é o desenvolvimento de atividades sócio-educativas a partir do trabalho com as diversidades culturais. O III Encontro deste projeto está sendo realizado entre os dias 16 e 24 de fevereiro de 2013 pela UFPI, em parceria com a UNIVR e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), para a discussão de estratégias político-pedagógicas e institucionais voltadas a seu fortalecimento. No Piauí, a atuação do "Rodas de Culturas" centra-se em Teresina, Floriano e Esperantina.

Dentre os representantes da UFPI, esteve presente na reunião o professor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Elmo de Souza Lima, que destacou a importância da parceria para se compreender as relações sociais em meio às diversidades culturais entre o Brasil e a Itália, e no interior de ambos.

Encontro contou com a presença de representantes da UFPI

Na ocasião, o professor Gabriel Maria Sales, antropólogo e psicoterapeuta da UNIVR, liderou o grupo de italianos e destacou o potencial para objeto de estudo que a riqueza cultural brasileira e as políticas sociais que promovem a valorização desta diversidade apresentam. "As realidades dos países do 'Sul do Mundo' trazem novidades para o estudo antropológico", disse.

O reitor mostrou entusiasmo em garantir continuidade à parceria e destacou a participação da UFPI no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, que intenciona promover a internacionalização das universidades, bem como estimular e facilitar a mobilidade de professores e estudantes das universidades. "A UFPI tem todo interesse nesse projeto e sua administração superior oferecerá todo o apoio possível", afirmou.

Reitor em encontro com grupo de italianos