Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP)

llllllllll20180620123650

Estado e Políticas Públicas no contexto de contrarreformas. Este é o tema central que está em debate durante o II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP) que está sendo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Piauí.

O Simpósio tem como proposta criar um espaço para a divulgação e discussão de resultados de pesquisas no campo das Políticas Públicas e suas interfaces com o Estado, a Cultura e a Sociedade, em uma perspectiva transdisciplinar, em contexto de crise e “reformas”, ou seja, de mudanças pelas quais passam o Brasil e o mundo globalizado.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk20180620124813

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, ressaltou a importância do evento para a Universidade. “O Simpósio faz parte do processo de internacionalização do curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas que tem conceito CAPES 4. É um momento de confraternização, mas, principalmente, de  fortalecimento de linhas de pesquisa e de troca de experiencias sobre a temática, Políticas Públicas no contexto da contrareforma, que coloca a UFPI, por meio do PGPP, como protagonista dessa importante discussão”, destacou.

As atividades do II SINESPP proporcionarão contatos e intercâmbios entre docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais, instituições de ensino, pesquisa, extensão, cultura, e comunidade em geral. Tem relevância social e acadêmica, pois visa impulsionar um debate crítico capaz de contribuir para o avanço das políticas públicas e promover acúmulos e socialização do conhecimento científico.

DSC 870420180620122906

Profa. Dra. Solange Maria Teixeira, Coordenadora Geral

A Profa. Dra. Solange Maria Teixeira, Coordenadora Geral, destaca que “nesse momento é muito importante, pois os programas de pós-graduação precisam melhorar suas avaliações e ter espaços de difusão de debates e socializações das produções dos alunos. É importantíssimo, hoje, para ampliar e criar estratégias de pesquisas para não serem rebaixados ou descredenciados pela Caps”, disse.

DSC 876120180620122642

Rita de Cássia Fonseca, estudante de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

A estudante de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Rita de Cássia Fonseca, veio de São Luís (MA) especialmente para o II SINESPP. Ela afirma que é o primeiro evento acadêmico fora do seu Estado natal. “É o meu primeiro evento que participo fora do Maranhão. Estou com muita expectativa”, disse.

ppppppppppppppppppppppp20180620124459

O II SINESPP visa fortalecer a cultura da Pós-Graduação no país, no Meio Norte do Brasil e em particular na realidade piauiense, bem como dinamizar os intercâmbios entre grupos e redes de pesquisa que desenvolvam estudos relacionados ao tema central deste Evento. Contará com a colaboração de discentes das várias graduações e pós-graduação da UFPI na organização do evento.

A abertura do evento foi realizada no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Piauí e seguirá nos próximos dias no Cine Teatro da UFPI.