Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor participa de reunião do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
Início do conteúdo da página

Reitor participa de reunião do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou na última sexta-feira (15), de reunião da Diretoria Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O encontro ocorreu na sede da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, e abordou questões relativas ao planejamento anual das atividades do grupo.

O reitor avaliou o encontro como extremamente produtivo. "Nessa primeira reunião após sua posse, a nova Diretoria do GCUB definiu que atuará de forma colegiada e o foco dessa gestão será a busca de novas parcerias e a implementação de ações no sentido de ampliar e aperfeiçoar o processo de inserção internacional de nossas universidades, com destaque para o estímulo à mobilidade estudantil", disse.

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em novembro de 2008 e é composto por universidades federais e tem como missão promover a integração interinstitucional e internacional, por meio de programas que contribuam para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas universidades estrangeiras. O GCUB acolhe mais de um milhão de alunos de graduação e comporta quase 90% dos programas de pós-graduação Stricto Sensu e dos Grupos de Pesquisa no Brasil.

Entre os principais objetivos do Grupo Coimbra destacam-se a promoção de estruturas de cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, fomentando a organização de redes de investigação orientadas para projetos de valor estratégico, garantir o reconhecimento recíproco dos títulos e graus acadêmicos obtidos nas instituições dirigidas pelos seus associados, promover a internacionalização das universidades, estimular e facilitar a mobilidade de professores, de estudantes e de quadros superiores da administração das Universidades.

Principais Programas do Grupo Coimbra

O GCUB é responsável por programas para internacionalização das universidades brasileiras com países como México, França, Portugal, Suíça, Canadá, Colômbia, Peru. O GCUB possui parceiros, patrocinadores e colaboradores como: órgãos do governo brasileiro - Ministério da Educação e Cultura (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério das Relações Exteriores (MRE); organizações internacionais - Organização dos Estados Americanos (OEA), IESALC/UNESCO; e redes universitárias como a Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior (ANUIES), Agence Universitaire de la Francophonie (AUF), Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) e Coimbra Group (CG).

PLI - O Programa de Licenciaturas Internacionais é um programa desenvolvido e financiado pela CAPES com o apoio do GCUB e visa à elevação da qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação inicial de professores. É um programa na modalidade graduação-sanduíche com dupla titulação.

PAEC - O Programa de Alianças para Educação e Capacitação é um programa conjunto do GCUB com a OEA, apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que visa à capacitação e à mobilidade estudantil de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) com os demais países do continente americano.

BRAMEX - O Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil - México "BRAMEX" é fruto do Acordo de Cooperação Acadêmica e Cultural entre a ANUIES e o GCUB. Em vigor desde janeiro de 2012, o Programa viabiliza o intercâmbio semestral de um mínimo de 2 estudantes de cada uma das 52 universidades participantes, aos quais são oferecidas passagens áreas, moradia e alimentação durante todo o semestre letivo.

OUTROS PROGRAMAS

Em parceria com a Universidade de Coimbra - Programa de Licenciaturas Internacionais para Não Bolsistas (PLINB); Programa de Mobilidade Internacional para Graduação (PMIG); Programa de Graduação Internacional de Dupla Titulação (PGDIT). Em parceria com a AUF - Programa de Mobilidade Internacional para Doutorado (PMID).

Fim do conteúdo da página