Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > A II Semana Acadêmica Africana ocorre na UFPI

A II Semana Acadêmica Africana ocorre na UFPI

WhatsApp Image 2018 05 23 at 13.10.01 120180523131123

Dança, desfiles, palestras, minicursos e fotografia. O Campus Ministro Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí, abriga dos dias 23 a 25 de maio, a II Semana Acadêmica “25 de maio, Dia internacional da África”. O evento é organizado por alunos do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e conta com o apoio da Administração Superior da UFPI. A semana objetiva aproximar os estudantes estrangeiros, residentes no Brasil, à comunidade ufpiana e de Teresina, por meio da troca de experiência, divulgação da cultura e debate sobre a data histórica, que completa 55 anos da autoafirmação dos países africanos.

A Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destaca a importância das manifestações apresentadas no encontro. “Acho que é um momento que a Universidade oportuniza, com a presença dos africanos, maioria entre nossos alunos do PEC-G, discutirmos a importância do negro, não só para o Brasil, mas para as várias sociedades”, afirma. “A educação liberta. Eles estão hoje fazendo cursos de graduação e de pós-graduação nas universidades brasileiras e retornarão aos seus países certamente para trabalhar em busca dessa liberdade, a liberdade pela educação”, conclui.

WhatsApp Image 2018-05-23 at 13.10.01 (2).jpeg

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nascimento

Egresso do PEC-G, formado em Ciência da Computação pela UFPI, Ísnaba Nhaga descreve os pontos principais das discussões levantadas na Semana. “A relevância desse evento é primeiramente para a comunidade africana, do PEC-G, reforçar a integração com a comunidade da UFPI e de Teresina. E em segundo lugar é importante para mostrar o quão a África é significante para o desenvolvimento do mundo, da sociedade e da civilização. Em terceiro lugar vamos revelar como a África realmente é, no seu desenvolvimento, cultura, ciência, tecnologia e na sociedade em geral”, explica.

WhatsApp Image 2018-05-23 at 13.10.03 (1).jpeg

Representante da PEC-G, Ísnaba Nhaga

A estudante de Medicina e integrante da organização do evento, Claudia Monteiro relata sua experiência com o programa de educação. “O PEC-G me proporcionou a oportunidade de realizar meu sonho, que é fazer o que eu gosto. Além do mais é um projeto que permite o intercâmbio e a socialização de povos diferentes. Tanto nós temos aprendido muito com a cultura brasileira, como tentamos, por meio de atividades, como essa semana, trazer nossa cultura para quem quiser participar”, convida.

WhatsApp Image 2018-05-23 at 13.10.03.jpeg

Organizadora da Semana África, Claudia Monteiro

Eventos culturais

A Biblioteca Central da UFPI recebe ensaios fotográficos e artísticos dos alunos africanos. “Escolhemos fotos de alguns lugares da África para mostrar como ela é diversa, em termos da antiguidade e da modernidade”, conta Ísnaba Nhaga.

Às 17h desta quarta-feira (23), acontecerá o Desfile com roupas africanas, no Bloco de Moda da UFPI. “Vamos apresentar os nossos trajes, que são texturas e padrões diferentes, que não são comuns em visualizar no dia a dia, pelo menos em Teresina”, releva Claudia Monteiro. Teremos uma oficina de dança, em que as pessoas podem desfrutar de um novo ritmo, aquele que vivemos, gostamos e nos identificamos. E contaremos também com a oficina de tranças. O que demarca muito a mulher africana é uso de tranças. Várias pessoas que não usam e não sabem fazer, podem ter essa oportunidade de assimilar esse critério cultural”, completa.

Outros minicursos e palestras serão realizadas no decorrer da Semana, que culminará na cronfraternização final, Noite Africana, no Clube dos Economiários, Avenida Presidente Kennedy, dia 26, às 22h.

WhatsApp Image 2018-05-23 at 13.10.01.jpeg

Estudante Benedicte Mubilanzila em apresentação musical, na abertura da Semana África