Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso traz ludicidade e conscientização ambiental como atividade física para crianças nas escolas

Rosinha no Congresso da FIEP-PI.jpg

Curso ministrado pela professora Rosa Maria Costa, no Pará. Palestrante estará em Teresina para evento na UFPI - Foto: Arquivo/assessoria do FIEPI-PI

O XIII Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – Delegacia Regional do Piauí (FIEP-PI) começa na próxima quarta-feira (23), no Setor de Esportes da UFPI, com o credenciamento, hospedagem para participantes de outros municípios e entrega de material para os congressistas. São esperados cerca de 900 participantes, entre profissionais e estudantes de várias áreas, como Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Pedagogia, profissionais das artes em geral.  A programação será intensa, como nas edições passadas.

Um dos cursos mais esperados será o Curso 5 “Recreação e as múltiplas linguagens”, a ser ministrado pela professora paraense, Rosa Maria Costa, a Rosinha.  Segundo ela, o curso, que acontecerá nas tardes dos dias 24 e 25 de maio, portanto quinta e sexta-feira próximas, está recheado de novidades para esta edição do Congresso. O objetivo do curso é atender o profissional e o aluno de educação física na sua área de atuação e contribuir para a formação integral do homem, desenvolvendo ao máximo suas potencialidades biológicas, espirituais e psíquicas.

O tema promete muita criatividade para ser repassada aos congressistas e será “Educar a criança através do jogo”.  O curso visa desenvolver as habilidades e interesses, orientar os jovens de acordo com suas necessidades e aptidões, estimular o interesse na vida em contato com a natureza e cultivar nas crianças e jovens estudantes das escolas seus passatempos específicos. Uma das abordagens do curso também traz como inovação a educação ambiental que, segundo Rosinha, é tema a ser tratado como algo que faz parte das vidas dos estudantes nas escolas. Com isso as atividades estão voltadas para o pensamento: ‘Brincando e reciclando - eu aprendo.’

O conteúdo do curso será conceituação da recreação e jogos diante da contemporaneidade. “Vamos trabalhar no curso os jogos regionais, relação teórico-prática, vamos trabalhar a faixa etária de acordo com o desenvolvimento corporal nos jogos; dinâmicas recreativas em pequenos e grandes espaços corporativos, jogos cooperativos e confecção de material pedagógico com materiais recicláveis. Quanto a essa abordagem da conscientização ambiental deve começar cedo, pois é muito mais fácil as crianças assimilarem enquanto pequenas a importância do cuidado com a natureza”, explicou.

A Profª Rosinha informou que as tecnologias, como o tablete e os aparelhos celulares e suas infinidades de recursos que tanto contribuem para a falta de interesse das crianças e adolescentes para com as atividades físicas, os jogos e a ludicidade, já é um caminho sem volta. “Os avanços da comunicação, da informática e da indústria do entretenimento, como os jogos, trouxeram avanços para a sociedade. Nossa pretensão como educadores e ministrantes de cursos que trabalham o corpo e a mente é que, através da apropriação das tecnologias, os alunos tenham a capacidade de discernir como e quando fazer uso dessas tecnologias”.