Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Curso de Enfermagem aprendem sobre poluição e meio ambiente em aula prática na UFPI

WhatsApp Image 2018-05-15 at 11.51.12.jpeg

Estudantes de Enfermagem durante aula prática sobre poluição do ar

Turma do primeiro período do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebe aula prática na garagem da Instituição a respeito da poluição do ar, na disciplina de Saúde Ambiental, ministrada pela Profa. Dra. Maria do Livramento Figueiredo. A prática aconteceu na manhã desta terça-feira (15) e contou com a orientação do Coordenador do Programa Despoluir, Gabriel Martins, do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

A emissão diária de gases pelos automóveis polui o meio ambiente e é danosa à saúde. Derivados do diesel, como monóxido de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações enxofre, nitrogênio e oxigênio, podem causar irritação nos olhos, problemas respiratórios e na pele. Em último caso, a exposição prolongada pode levar ao câncer. Contudo, ações simples como a manutenção adequada dos veículos evita riscos e promove economia.

tecnico.jpg

Na aula, o técnico do Programa Ambiental do Transporte, Despoluir, realizou a inspeção de um dos ônibus da UFPI, observando se havia vazamento de óleo ou outra irregularidade e, por fim, mensurou o nível de opacidade dos gases liberados pelo veículo. Gabriel Martins explica que o teste é uma forma de avaliar a poluição do ar gerada pelo diesel. “O equipamento utilizado é o opacímetro. Quanto mais denso estiver o particulado, ou seja, o material que não foi queimado pelo diesel, mais opaca será a fumaça. Quanto menos opaca estiver a fumaça, melhor está a combustão do motor”. O coordenador esclarece que os gases não processados vão parar na atmosfera. “Se motor estiver queimando bem o combustível, ele vai sair pelo escapamento como CO2 e água, que é menos danoso à saúde humana”.

Gabriel-Martins---Coord.jpg

Coordenador do Despoluir, Gabriel Martins

A professora Livramento Figueiredo conta que a aula acontece semestralmente e é a primeira vez que é ministrada na UFPI. “Nós sempre levávamos as turmas para outras empresas de ônibus, mas achei por bem fazermos na própria universidade, porque temos cinco veículos”. Segundo a docente, a disciplina Saúde Ambiental é dividida em três partes: a poluição da água e tratamento do esgoto, resíduos sólidos e o descarte do lixo, por último, a poluição atmosférica. Ela demonstra as vantagens da manutenção em dia dos automóveis “A economia de combustível é muito grande e o meio ambiente é beneficiado”.

A aluna de Enfermagem, Nayana Duarte fala sobre a importância da matéria para o Curso. “São poucas disciplinas dentro da Universidade para tratar da saúde e do meio ambiente, com um viés voltado para a saúde coletiva. Foi muito importante, porque nos fez ter uma intimidade muito maior entre saúde e meio ambiente, de sabermos que o tratamento da água, do ar e do lixo influencia em um bom funcionamento da nossa saúde e da saúde do outro”, complementa.

despoluir.jpg

Professora Maria do Livramento Figueiredo acompanha os alunos durante a atividade