Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUPEC realizará seminário com o tema "As juventudes em tempos de destruição de direitos no Brasil"

ARTE (1).jpg

O Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC), realizará nos dias 24 e 25 de maio, o seminário “A Juventude em Tempos de Destruição de Direitos no Brasil”. O evento acontecerá na sala 340-B (CCHL/UFPI) e busca celebrar a juventude que faz parte do grupo. Em 2018, o NUPEC comemora 26 anos de criação.

Na ocasião, além de mesas redondas e oficinas temáticas, haverá a participação especial da pesquisadora Dra. Marisa Feffermann (Instituto de Saúde da Secretária do estado de São Paulo). E atrelado ao evento, também será feito o lançamento e venda dos livros “Pichando a Capital: juventude, cultura e resistência em Teresina/Piauí”, escrito por John Wedson dos Santos Silva; e “Vidas arriscadas: o cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico”, de autoria da Dra. Marisa Feffermann.

O valor da inscrição é de R$ 3,00 para estudantes; e R$ 5,00 para profissional.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Confira programação:

DIA 24/05

MANHÃ

08:00: Abertura

08:30 às 10:00:  A atual conjuntura política e a retirada de direitos sociais de jovens no Brasil.

Palestrantes: Prof. Mestre Osmar Gomes de Alencar Junior (UFPI- Parnaíba) e Prof. Dra. Lila Cristina Xavier Luz (NUPEC/UFPI)

10:00 às 12:00: Gênero, raça/etnia: consequências dos retrocessos dos direitos.

Palestrantes: Prof. Dra. Francineide Pires Pereira (NUPEC/UFPI) e Francisco Weriquis Silva Sales (Mestre em Sociologia/ UFPI)

TARDE

14: 00 às 16:00: Juventudes e Políticas: distanciamento das arenas parlamentares e novas formas de resistência.

Palestrantes: Prof. Dra. Olívia Perez (UFPI) e Brenda Mikaelly (estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo- UFPI/ Representante do movimento OcupaUfpi)

16:00 às 18:00: Encarceramento em massa, Juventudes e Direitos humanos

Palestrante: Psicóloga Dra. Marisa Feffermann (Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo).

18:00 às 20:00: Lançamento e venda dos livros “ Pichando a Capital: juventude, cultura e resistência em Teresina- Piauí. Autor: John Wedson dos Santos Silva; e “Vidas arriscadas:  o cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico”, de Marisa Feffermann.

DIA 25/05

MANHÃ

08:00 às 12:00:

Oficina 1- Tatuagem: arte, expressão e preconceito- Facilitadora:  Ayala Thais Ribeiro (Estudante do curso de Artes Visuais/UFPI e tatuadora do Studio Louvre Tattoo), Local: Sala 316.

Oficina 2- Juventudes, educação superior e assédio - Facilitadora: Prof. Dra. Francineide Pires Pereira (NUPEC/UFPI), Local: Sala 323G.

Oficina 3- Juventudes, gênero e emoções - Facilitadora: Prof. Dra. Francisca Veronica Cavalcante (NUPEC/UFPI), Local:  (a definir).

TARDE

14:00 às18:00

Oficina 4- Juventudes e arte de rua: Pichação e grafite como formas de expressão nos muros da cidade – Facilitadores: John Wedson dos Santos Silva (Mestre em Antropologia/UFPI) e Malcom Jefferson Ferreira Cruz (Estudante do curso de Artes Visuais/ UFPI e Grafiteiro), Local: 317.

Oficina 5- Questões sobre gênero, corpo e sexualidades juvenis– Facilitador/a: Francisco Weriquis Silva Sales (Mestre em Sociologia/ UFPI) e Prof. Mestra Valdenia Sampaio (IFPI/ Doutoranda em Educação- PPGEd/UFPI), Local: Sala 323G.

Oficina 6- Violência de gênero: O reflexo da violência conjugal aos filhos/as - Facilitadora: Marcela Castro Barbosa (Mestra em Sociologia/ UFPI), Local: Sala 351.

Para outras informações, estão disponíveis os seguintes contatos:

Instagram: @seminarionupec