Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Análise do Discurso aborda mídia, política e cultura

Seminário de Análise do Discurso aborda mídia, política e cultura

FOTO-I.jpg

A língua se manifesta de várias maneiras e em todos os campos da vida social humana. Por meio da relevância da língua presente nas relações sociais, existe o campo da Análise do Discurso, que tenta compreender questões entre o campo linguístico e da comunicação e suas construções ideológicas presentes em um texto. Por meio deste aspecto relevante para a sociedade, é desenvolvido o “Seminário Discurso, mídia, política e cultura: a língua em movimento”, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI). As atividades iniciaram nesta quinta-feira (10) e seguem com a sua programação esta sexta (11) até às 18h.

O seminário contou com a presença da pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Profa. Dra. na área de Análise de Discurso, Cristiane Dias, e da doutoranda e mestra em Linguística pela Unicamp, Cidarley Grecco Fernandes Coelho, assim como professores e estudantes de graduação da UFPI.

A Análise do Discurso é uma área que cresce no meio acadêmico brasileiro, em muitas áreas das Ciências Sociais e Humanas, Letras, Comunicação, História, Educação entre outras. O coordenador do evento, Prof. Dr. João Benvindo, aponta a relevância de trabalhar o tema no meio acadêmico da UFPI, relacionando à mídia como uma esfera social.

“A mídia se configura como um grande aparelho ideológico, os antigos filósofos pontuavam que a família, o Estado e a religião são os principais aparelhos sociais, mas hoje a gente avalia que a mídia, talvez seja um aparelho mais forte do que os outros três juntos. A mídia está presente em rodas de conversas, nas fake news, comportamentos que modificam os comportamentos e mudam as relações humanas. E faz com que a gente pense a sociedade de forma diferente”, compartilhou Benvindo.

FOTO-III.jpg

À esquerda, o estudante, Luís Gustavo;no centro, o Prof. Dr. João Benvindo e monitora do evento.

O discurso, ou discursos, estão presentes na cultura e educação como construtores de sentidos. A Linguista Cidarley Grecco, exemplifica tal aspecto de construção social trazendo a ocupação de escolas em 2016.

“Discuti os direitos culturais e veiculação das relações e manifestações culturais em ocupações das escolas promovidas por secundaristas. Diversas atividades e objetos culturais foram desenvolvidos durante e pós estes movimentos estudantis. Propus uma reflexão cultura, por meio da Analise do Discurso, a construção da cultura como identidade dos sujeitos, ou seja, processos de signos e significações que produzem sentidos para os sujeitos presentes no objeto de análise”, explanou Grecco.

FOTO-II.jpg

Mestra em Linguística Cidarley Grecco Fernandes Coelho

O estudante de Letras Português da UFPI, Luís Gustavo Andrade, comenta sobre a oportunidade de trabalhar essas temáticas no âmbito acadêmico e o despertar para a pesquisa cientifica. “Eu acho o evento uma oportunidade de revisar os conteúdos de Análise do Discurso que a gente ver, a subjetividade do sujeito fazendo uma intertextualidade. E através disso desperta ideias para produzir artigos”.