Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campanha Farmacêutica da UFPI discute HIV/AIDS e outras ISTs em mesa redonda

Campanha Farmacêutica da UFPI discute HIV/AIDS e outras ISTs em mesa redonda

EVENTO FARMÁCIA 120180510130254

Auditório do Curso Farmácia - UFPI

Aconteceu no Auditório do Curso Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na tarde desta quarta-feira (09),  a mesa redonda que trouxe a discussão HIV/AIDS e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na atualidade. A atividade foi organizada por acadêmicas e professoras do Curso de Farmácia e faz parte da  I Campanha Farmacêutica de luta contra o HIV/AIDS.

A mesa contou com a presença da Enfermeira, Roseanne Nunes Barbosa Nadler, do Médico Infectologista, Thiago Luiz Vasconcelos e do Farmacêutico e Professor do Curso de Farmácia da UFPI, Prof. Me. Paulo Pedro do Nascimento.

EVENTO FARMÁCIA 320180510130604

Prof. Me. Paulo Pedro do Nascimento, Thiago Luiz Vasconcelos e Roseanne Nunes Barbosa Nadler

A proposta da atividade foi abordar a história e a importância do farmacêutico e da farmácia no atendimento ao paciente portador do vírus do HIV, como também de doenças oportunistas. “O farmacêutico hoje tem um papel essencial na saúde. Por muito tempo ele acabou ficando de lado no quesito saúde, por isso, estamos tentando reimplementar o farmacêutico nessa área, área de atenção com o paciente”, disse a acadêmica do Curso de Farmácia, Talissa Brenda Lopes.

DSC 007720180510135208

Acadêmica do Curso de Farmácia, Talissa Brenda Lopes

Para o Farmacêutico e Professor do Curso de Farmácia da UFPI, Prof. Me. Paulo Pedro do Nascimento, o farmacêutico é muito importante na dispensação de medicamentos que auxiliam no tratamento dos pacientes portadores de HIV. “Cada paciente que usa o conhecido coquetel, toma vários medicamentos diferentes por dia, se os medicamentos não forem usados com o cuidado necessário, surge a possibilidade das interações medicamentosas. Por isso, a orientação e o acompanhamento de um farmacêutico é muito importante durante esse tratamento. É com essa abordagem que discutiremos o tema.”, acrescentou o Prof. Me. Paulo Pedro do Nascimento.

O público alvo da atividade foram os jovens acadêmicos dos cursos da área da saúde da UFPI e de outras instituições de ensino. Devido a frequência de jovens portadores do vírus HIV nos consultórios médicos, a mesa buscou mostrar a importância da prevenção ao vírus, além de desmistificar questões acerca do tema com esse público. "Pensamos em realizar a campanha na UFPI por concentrar um grande número de jovens. Sabemos que o maior número de infecções com o hiv tem ocorrido entre jovens de 15 a 24 anos. E nós como educadores e profissionais da saúde nos sentimos sensibilizados e estimulados a trabalhar a prevenção com esses jovens, muitos deles, alunos.", disse a Professora Dra. Sabrina Maria Portela Carneiro, Coordenadora da I Campanha Farmacêutica de luta contra o HIV/AIDS.

DSC 008020180510141606

Acadêmicas do Curso de Farmácia e organizadoras da mesa redonda

O HIV/AIDS é uma doença que está presente no nosso meio há algumas décadas, mas que ainda possui ao seu redor muitas místicas, preconceito, sintomas e tratamentos, por isso a tamanha importância da discussão acerca do tema. “É sempre válido falar sobre o tema, até para diminuir os boatos e os preconceitos em relação a doença. Para podermos garantir uma qualidade de vida cada vez melhor, tanto para os pacientes, como para as pessoas que convivem com esses pacientes.”, considerou o Médico Infectologista, Thiago Luiz Vasconcelos.

O que é HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Conheça algumas das formas de transmissão e os mitos sobre a transmissão do HIV:

Formas de transmissão

Sexo sem camisinha;

Uso de seringa por mais de uma pessoa;

Transfusão de sangue contaminado;

Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;

Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Mitos sobre a transmissão do vírus

Sexo desde que se use corretamente a camisinha;

Beijo no rosto ou na boca;

Suor e lágrima;

Picada de inseto;

Aperto de mão ou abraço;

Sabonete/toalha/lençóis;

Talheres/copos;

Assento de ônibus;

Piscina;

Banheiro;

Doação de sangue;

Pelo ar.

A Campanha de luta contra o HIV/AIDS teve continuidade nesta quinta-feira (10), com atividades de abordagem aos alunos da Universidade Federal do Piauí. 33 alunos participaram de um treinamento que ocorreu ontem (09), das 15:30 às 16:30, com a Dra. Marilene de Sousa Oliveira, enfermeira da Fundação Municipal de Saúde, para trabalharem hoje durante o horário de almoço nos 3 Restaurantes Universitários (RUs), abordando os frequentadores e levando informações sobre o vírus do HIV e sobre a doença, bem como as formas de prevenção. Foram distribuídos kits com preservativos masculinos, femininos e lubrificantes intimos, além de panfletos informativos.

Confira algumas imagens das atividades da Campanha:

WhatsApp Image 2018-05-10 at 15.12.42.jpeg

WhatsApp Image 2018-05-10 at 15.12.42 (1).jpeg