Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI participa da 16ª Semana de Museus

Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI participa da 16ª Semana de Museus

Capa Museu.png

O museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI será uma das 1.130 instituições que sediará, de 14 a 18 de maio, a 16ª Semana de Museus, que tem como tema central “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece em todo o território nacional e visa estabelecer maior ligação entre as instituições cadastradas no projeto e seu público alvo. Além disso, ao fim da programação, a proposta é celebrar o Dia Internacional do Museu, que será 18 de maio.

“Esse evento é muito importante para o Museu e para o curso de Arqueologia, pois é uma forma de divulgação para a comunidade acadêmica e em geral sobre o patrimônio arqueológico do Piauí. Aos poucos, este espaço (o Museu) está se consolidando, a partir das nossas pesquisas no Piauí", destacou a coordenadora do curso de Arqueologia, professora Maria do Amparo Alves.

Museu20180509115500

Lado interno do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

Segundo a Profa. Dra. Conceição Lage, docente do curso de Arqueologia, a UFPI, juntamente com o Museu, entende a necessidade e importância de ser uma das representantes dessa Semana. "Acontecimentos desenhados nesse formato agregam valores à comunidade em geral, permitindo aproximação com saberes diversos e instigantes. É importante essa troca. O museu tem que estar vivo, ativo. Então, tem que ter essas atividades para mostrar essa vida, essa interação.”

O Museu da UFPI constitui um lugar de estudo, pesquisa e interação entre estudantes e pesquisadores. E pela primeira vez, desde sua fundação em 2012, sediará o evento. “A expectativa é que possamos chamar a atenção da comunidade universitária e não universitária para a importância dos Museus. Isso se ressalta, inclusive, com a visita ao Lar para idosos São Lucas”, comenta Igor Linhares, um dos organizadores da Semana de Museus na UFPI.

Durante os quatro dias do evento, será desenvolvida programação bem ampla: rodas de conversa e exibição de filmes, com a participação de convidados que falarão sobre temáticas que envolvem o Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI. E, em especial, no dia 16, terceiro dia de realização do evento, será feita visita ao São Lucas (Lar para Idosos), uma instituição filantrópica que existe há mais de 25 anos na capital. O propósito é trazer os idosos ao Museu para que possam conhecê-lo e vivenciá-lo. Na ocasião, serão levadas doações (fraldas geriátricas, material de higiene pessoal, de limpeza, dentre outros produtos), que podem ser entregues no Museu, até dia 15/05, de segunda a sexta, das 08h ao 12h e das 14h às 18h.

Confira programação da Semana de Museus (UFPI)

• 14/05/2018 – 14:30h às 15:00h

ABERTURA – Da Semana de Museus com a presença dos professores, técnicos e alunos do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, contando também com a presença da comunidade em geral.

• 14/05/2018 – 15:00h às 17:00h

RODA DE CONVERSA – Com o coordenador de museologia do MAP, Grégoire Van Havre, e com uma das idealizadoras do projeto, professora Conceição Lage, que terá como tema o histórico do museu e seus objetivos.

• 15/05/2018 – 08:30h às 09:00h

EXIBIÇÃO DE FILME – Documentário sobre o Museu do Piauí, com o título de Um Rio de Memória: Vivências no Museu do Piauí com a direção de Elaine Pacheco.

• 15/05/2018 – 09:00h às 10:30h

RODA DE CONVERSA - Sobre o documentário "Um Rio de Memórias: Vivências no Museu do Piauí", com a diretora do filme, Elaini Pacheco, e a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

• 16/05/2018 – 08:30h às 10:00h

VISITAÇÃO - Visita ao MAP por parte dos idosos do Abrigo São Lucas, tentando trazê-los ao museu com suas memórias, histórias e vivências.

• 17/05/2018 – 09:00h às 09:50h

EXIBIÇÃO DE FILME - Filme em formato de documentário, com tempo estimado de 30 minutos, produzido sobre o Monumento do Jenipapo, seu museu e suas memórias, com a presença dos responsáveis pelo filme.

• 17/05/2018 - 14:30h às 15:00h

EXIBIÇÃO DE FILME - Filme sobre o projeto de extensão Paleontólogos Júnior realizado com a comunidade de Nazária, Piauí.

• 17/05/2018 - 15:00h às 16:30h

RODA DE CONVERSA - Sobre o filme do projeto Paleontólogos Júnior, com o coordenador do projeto, Juan Cisneros, e os diretores do filme, Renata Larissa e Igor Linhares.

• 18/05/2018 - 08:00h às 17:00h

OUTROS - Dia de celebração dos Museus.

Mais informações entrar em contato com:

(86) 3237-2262 e pelo e-mail:

Ou ir à:

Universidade Federal do Piauí — CNN II — Av. Universitária — Bairro Ininga — Teresina/Piauí