Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2018 chega em junho à UFPI e traz novidades

SALIPI 2018 chega em junho à UFPI e traz novidades

WhatsApp Image 2018 05 09 at 16.02.2720180509160735

Nos dias 01 a 10 de junho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará pelo quinto ano consecutivo, o Salão do Livro do Piauí - SALIPI, em 2018 na sua 16ª edição. Consagrado como o maior evento literário do Estado, o SALIPI movimenta a cada ano, 180 mil pessoas que transitam pelos estandes, salas de bate-papo literário, palestras com exposições, música, dança, apresentações teatrais e comercialização de livros, no Espaço Rosa dos Ventos. O evento é uma realização da Fundação Quixote em parceria com a UFPI. Todas as informações em www.salipi.com.br.

Márcia Tiburi, Bráulio Bessa e Germano Dutra são alguns dos palestrantes confirmados. A grande novidade será o curso de Literatura Clássica, dividido em quatro módulos durante dois dias, no Cine Teatro da UFPI, com a professora transgênero piauiense, Danny Barradas. São quatro aulas nos turnos da manhã e tarde, que vão das 9h às 12h e 14h às 17h, nos dias 02 e 03 de junho. Os temas são: Quasímodo, uma maldição ou uma dádiva; Só Shakespeare salva; Amebas plenas em um mundo de fanáticos; Porque você deve estudar literatura clássica. Os interessados que se inscreverem para o curso poderão participar das palestras que ocorrem à noite.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, convoca a comunidade para participar do Salão e conferir os lançamentos da Editora Universitária - EDUFPI. “Quero convidar a todos para que venham compartilhar esse momento tão importante da cultura e literatura do Estado do Piauí. A Universidade tem a oportunidade de lançar a produção de livros da nossa editora, que é a maior do Estado. Nos quatro primeiros anos do SALIPI na UFPI, foram lançados 120 títulos e neste ano iremos continuar com novos lançamentos”, explica.

WhatsApp Image 2018 05 10 at 12.06.3220180510120714

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

No SALIPI são divulgadas produções acadêmicas feitas dentro da UFPI, com incentivo à leitura e promoção do desenvolvimento do Piauí. A UFPI também apoia, entre outros eventos, o Salão do Livro de Bom Jesus/SaLiBom (sede na UFPI); Salão do Livro Regional de Valença-SaLiVa/PI e o Salão do Livro Regional de Parnaíba-PI/SaLiPa.

De acordo com o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, o lançamento oficial do evento será realizado no dia 17 de maio, no Salão Nobre da UFPI. “Na oportunidade, apresentaremos toda a programação. Neste ano temos a novidade do Curso de Literatura, que se somará às atrações do evento”.

O SALIPI 2018, cujo tema é “Uma casa sem livros é um corpo sem alma” (Marco Túlio Cícero, 106-43 a.C.), homenageará o escritor, historiador e professor Arimathéa Tito Filho. Também serão relembrados o centenário do nascimento do crítico literário Antônio Cândido e de morte do poeta popular Leandro Gomes de Barros e de Olavo Bilac.

kássio gomes20180509113204

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote

Atrações confirmadas

A escritora e filósofa Márcia Tiburi fará o lançamento do livro Feminismo em Ação, com palestra de mesmo nome. Roseana Murray e William Amorim abordarão o tema Exclusão, memória e inclusão, em um dos 10 dias de SALIPI. O cineasta Germano Dutra, de Santa Catarina, ministrará palestra voltada, em especial, para o público surdo, cujo tema é Uma ideia na mão, uma câmera no olho, todos produzindo seus filmes. Inês Mapurunga, de Fortaleza-CE e Daniel GPR, farão parte do evento.

“Teremos José de Nicola, Luíz Ruffato e Bráulio Bessa. Confirmamos agora com o Raphael Montes, um escritor de livros de suspense, roteirista e que teve, recentemente, direitos autorais comprados por Hollywoody para adaptação cinematográfica”, revela Kássio Gomes.

O SALIPI consta no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No Piauí, o evento faz parte do calendário da SECULT e é citado pelos órgãos públicos como um dos maiores acontecimentos do Estado.

Veja a mensagem do Reitor sobre o evento:

WhatsApp Image 2018 05 10 at 11.48.4720180510115258