Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do I Simpósio Nacional de História da Imprensa
Início do conteúdo da página

II Congresso Nordestino das Ligas Acadêmicas de Medicina ocorre na UFPI

Imprimir
Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 14h20

WhatsApp Image 2018 04 27 at 13.49.0820180427135807

Visando lutar pelo interesse dos estudantes de Medicina da UFPI, o Centro Acadêmico do Curso de Medicina realizará II Congresso Nordestino das Ligas Acadêmicas de Medicina (COLANE)\ V Congresso das Ligas Acadêmicas da UFPI (COLAC). O evento acontecerá de 7 a 10 de junho, no Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O COLAC é realizado pelo Centro Acadêmico Zenon Rocha (CAZERO) do Curso de Medicina da UFPI. Regido por estatuto próprio, o congresso é tradicionalmente formado por membros do CAZERO e estudantes escolhidos por meio de processo seletivo, que contam com a colaboração de novos membros de escolas médicas do Nordeste. Este ano, o evento tem como Presidente da Comissão Científica o Dr. Viriato Campelo; como vice, a Dra. Lianna Mendes e o Dr. Fábio Solon Tarja como artista homenageado.

WhatsApp Image 2018 04 27 at 15.09.06 120180427152154

Acadêmicos de Medicina e a vice-presidente docente do congresso, Dra. Lianna Martha Soares Mendes

Ligas acadêmicas de medicina são entidades que reúnem grupos de estudantes com a finalidade de estudar um determinado tema dentro da área médica. Como destaca a acadêmica de Medicina da UFPI e vice-presidente discente da comissão organizadora do COLANE/COLAC, Anatalia Viana, "As ligas têm se inovado a cada ano com a proposta de trazer novos conhecimentos da atualidade sobre determinado tema".

foto220180427143513

Estudante de Medicina da UFPI e vice- presidente discente da comissão organizadora, Anatalia Viana

O objetivo do congresso é proporcionar espaço para as ligas mostrarem as atividades que desempenham, tanto na Universidade Federal do Piauí, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos e Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, como em outras Instituições de Ensino Superior da Capital.

"O congresso será um espaço para as ligas compartilharem experiências, se fortalecerem enquanto entidades e inclusive se regularizarem junto à Universidade Federal do Piauí. É muito importante tanto na valorização e incentivo das ligas acadêmicas, como também no fomento da produção científica dos estudantes". Considera Lucas Cabral, acadêmico de Medicina da UFPI e presidente discente da comissão organizadora do COLANE/COLAC.

foto120180427144034

Lucas Cabral, acadêmico de Medicina da UFPI e presidente discente da comissão organizadora do COLANE/COLAC

Pela primeira vez, o II COLANE/ V COLAC tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura  (PREXC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que trará mais qualificação para o congresso e uma certificação de reconhecimento em todo o país, incluíndo todos os programas de residências do Brasil. A certificação será de 40h. Os trabalhos que venham a ser aprovados para serem apresentados no congresso serão publicados em revistas anais de reconhecimento nacional.

WhatsApp Image 2018 04 27 at 15.07.2320180427152553

UFPI e PREXC apoia II COLANE/ V COLAC

Esse ano, o evento vai contar com um espaço chamado: "Tenda do SUS".  Uma tenda onde vão ocorrer discussões acerca do fortalecimento e das demandas do Sistema Único de Saúde. Os monitores da tenda serão os membros do grupo de estudos em saúde pública da UFPI.

Durante o Congresso, ainda serão promovidos cursos práticos. Esses cursos serão uma oportunidade das ligas mostrarem seus trabalhos na prática.

Nesta edição, as ligas selecionadas terão direito a um painel no evento. Qualquer liga, de qualquer área, que queira apresentar seus trabalhos terão à disposição um painel para divulgar os temas que estudam, os professores orientadores e outras informações acerca das atividades que desempenham. O prazo de submissão será até 15 de maio e o resultado da seleção será divulgado no dia 25/05 nas redes sociais e no site oficial do congresso. O edital encontra-se disponível no site.

Sobre o COLANE/COLAC

O COLAC surgiu com a ideia de unir e incentivar as ligas acadêmicas de medicina do Piauí, atrelado a isso, trouxe a proposta inovadora de um congresso permeado de atividades práticas desenvolvidas pelos membros das ligas, associando o ensino teórico ao prático. Com a apresentação de trabalhos na forma de tema livre oral e pôsteres, estimula a produção de pesquisas científicas, além de trazer profissionais renomados com palestras de temas atuais e importantes para o cenário da saúde. A partir de 2017, o evento expandiu sua influência para todo o Nordeste, contando com a participação de ligas de vários estados, tornando-se COLANE.

WhatsApp Image 2018 04 27 at 15.09.0620180427153104

Comissão Organizadora do V COLAC

Público-alvo

Estudantes de Medicina do primeiro ao último ano da graduação, residentes e médicos compõem o principal público do COLANE/COLAC. Estudantes e profissionais de outras áreas da saúde e de outras Instituições de Ensino Superior do estado também fazem parte do público alvo do evento. Ligas acadêmicas de outras áreas da saúde poderão participar do congresso, sobretudo, na apresentação de trabalhos científicos.

Além do cunho científico do evento, a programação do II COLANE conta com apresentações culturais dos próprios estudantes e professores. Durante o congresso ainda será comemorado os 50 anos do Curso de Medicina no estado do Piauí.

As inscrições serão realizadas no site do congresso.

"É um evento com uma amplitude de possibilidades. Uma efervescência cultural e científica em quatro dias de congresso", conclui Lucas Cabral.

Confira a programação do evento

WhatsApp Image 2018 05 08 at 13.47.0120180508141402

Contatos para outras informações:

Email: / 

Site do evento: www.colac.ufpi.br

Instragram: @5colac

Facebook: fb.me/5colac

Confira vídeo-convite para o evento:

 

WhatsApp Image 2018-05-11 at 16.22.01.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página