Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CTT realiza projeto de ensino-pesquisa-extensão sobre prática pedagógica a indissociabilidade

IMG 20180420 WA000620180426152223

71 estudantes juntamente com os professores desenvolvem  Pesquisa e Extensão  do CTT

Docentes do Colégio Técnico de Teresina adotam em sua prática pedagógica a indissociabilidade entre o ensino-pesquisa-extensão, fortalecendo a dinâmica de formação integral dos estudantes do colégio. O Colégio Técnico de Teresina vinculado a Universidade Federal do Piauí é um ambiente de formação dos futuros Técnicos com este diferencial de indissociabilidade entre o ensino-pesquisa-extensão, proporcionando assim parcerias dos Docentes do CTT com os demais espaços de formação da Universidade: Graduação e Pós-Graduação.

IMG 20180423 WA000620180426152421

Alunos e pesquisadores desenvolvem projeto  que busca o conhecimeto cientifico .

O Professor do Colégio Técnico de Teresina e Orientador de Projetos de Pesquisa e Extensão do CTT, Dr. Antônio de Sousa Júnior esclarece que “o objetivo desta prática educativa é a formação com responsabilidade do rigor científico. Este aluno ao chegar à Graduação já terá experiência suficiente para condução de seus experimentos futuros”, assim o Professor destaca a possibilidade de prosseguimento nos estudos dos estudantes com este diferencial de formação inicial. O Professor acrescenta também que “a convivência com pesquisadores mais experientes, sem dúvida alguma, irá engrandecer a formação técnica destes alunos”.

IMG 20180420 WA000720180426152600

Serviço de Orientação Pedagógica do CTT promove e fortalece a importância  do conhecimento científico.

O Serviço de Orientação Pedagógica do CTT constata que “conforme o estudante se insere nas atividades de Pesquisa e Extensão vivencia o conhecimento científico e aquele produzido culturalmente pelos diferentes grupos que compõem a sociedade. A expectativa é avançar e fortalecer a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão no Ensino Médio Profissionalizante e em todos os Cursos Técnicos subseqüente do CTT, conforme orienta os Projetos Pedagógicos dos diversos cursos do colégio”. Para os estudantes de Pós-Graduação em processo de formação da UFPI, a experiência de pesquisar junto ao Docente do Colégio Técnico vinculado da UFPI e estudantes do Curso Técnico em Agropecuária contribui para um processo de aprendizado mútuo, conforme esclarecem nas declarações a seguir.

A Doutoranda em Melhoramento Animal da UFPI, Tatiana Saraiva justifica que “A participação de alunos do CTT é fundamental para o auxílio em atividades laboratoriais e de campo realizadas por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Isso porque, além de contribuir com o conhecimento teórico e prático para a formação dos alunos do ensino técnico, a participação destes no auxílio de atividades inerentes às pesquisas dos pós-graduandos proporciona agilidade na parte prática da pesquisa e supre a carência de pessoal necessário para a condução de tarefas que demandam a participação de grupos em sua execução”.

IMG 20180423 WA000720180426152947

Alunos do CTT  auxíliam em atividades laboratoriais e de campo realizadas juntamente com alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

Por sua vez o Senhor Constantino Neto, Professor da UESPI e Doutorando do Renorbio da UFPI afirma que “o apoio dos alunos do CTT é importante, uma vez que eles têm a prática na medição morfométricas dos animais, sendo fundamental a união da teoria e da prática na formação do profissional”.Se percebe que a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão amplia a possibilidade de contato com diversificados aprendizados pelos estudantes do Colégio Técnico de Teresina, trazendo um caráter inovador a prática pedagógica de Professores do Ensino Médio Profissionalizante.

Em 2018 são 71 (setenta e um) estudantes bolsistas no colégio, desenvolvendo Pesquisa e Extensão juntamente com seus Professores Orientadores do CTT e quando possível estes amplia as parcerias com outros profissionais.