Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI realizou Workshop sobre Ciência do Conforto

Moda 120180425083529

Realização do workshop sobre Ciência do Conforto

O curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí realizou na segunda (09/04) e terça-feira (10/04), no prédio de Moda (laboratório 08), o Workshop sobre a Ciência do Conforto. O evento foi mediado por Maria José de Abreu, Prof. Dra. em Engenharia Têxtil pela Universidade Haute Alsace (França) e do Minho (Portugal); que coordena o Organismo de Normatização Setorial e trabalha com Equipamentos de Proteção individual (Vestuário Cirúrgico). A ideia da palestra surgiu da preocupação com a formação de profissionais com o olhar voltado não apenas para o design, mas também para o conforto da peça produzida.

A convite da Profa. Mestre Iara Braga, doutorando em Portugal, a Profa. Dra. Maria Jose veio ao Brasil ministrar uma palestra sobre o tema Ciência do Conforto do Vestuário. “Como estou no meu ano sabático, eu pensei que ao invés de vir só a uma universidade, por que não aproveitar para visitar várias universidades para falar sobre essa temática?”, relata.

professora maria20180425085615

Profa. Dra. Maria Jose

Mesmo sendo um tema que poucos têm interesse em discutir, a Profa. Dra. Maria Jose afirma ser muito importante e caracteriza como positiva a iniciativa dos professores e alunos que tornaram real o desenvolvimento do evento. “O que eu tento com essas palestras é fazer com que os alunos conheçam. É uma matéria interessante e que deve ser levada em consideração ao fazer o desenvolvimento do produto, seja um vestuário ou acessório. O objetivo é que não fiquem só na parte de design e estilismo, mas também preocupados com o conforto do produto.”, reforça.

A proposta de implementação da disciplina Ciência do Conforto do Vestuário (com carga horária de 60 horas) na grade do Curso de Moda da UFPI foi feita em 2015, quando a Profa. Mestre Iara Braga percebeu que pouco se sabia sobre o assunto. Assim, propiciar esse primeiro contato com quem estuda e trabalha a Ciência do Conforto foi, também, sua preocupação ao promover a vinda ao Brasil da Profa. Dra. Maria Jose, “Por isso mobilizei um projeto de divulgação da Ciência do Conforto nas Universidades Federais, não só para o curso de Moda da UFPI, mas também para o curso de Design da UFC, no curso de Estudos do Consumo (UFRPE) e no curso de Tecnologia em Design de Moda (UTFPR)”, explica.

A Ciência do Conforto tem sido utilizada com frequência pela indústria têxtil no desenvolvimento de vestuário específico para condições extremas; como também, tem sido aplicada como método de análise para o estudo do comportamento do consumidor e dos produtos dos mercados. Com o intuito de ampliar as qualificações e habilidades dos estudantes do curso, a ementa da disciplina consistiria numa preocupação que vai do conceito e origem aos agentes influenciadores como cultura, religião, moda, cor, estilo e fatores psicológicos.

maria jose20180425084237

Profa. Dra. Maria Jose ministrando palestra

Os futuros designers, desse modo, saberiam, com mais propriedade, como são feitas e quais fibras existem. Conheceriam essas propriedades para produzir com vasto conhecimento determinadas peças para que, assim, sejam confortavelmente aceitas. Tudo isso permitido graças à disciplina que ofereceria desde conceitos e histórias sobre Conforto do Vestuário a técnicas para desenvolver os novos produtos com base em toda a teoria que a disciplina ensinaria.

A expectativa dos professores e alunos é que haja a introdução da disciplina como um componente curricular do curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI. E a discussão já agrada a muitos, como à universitária e futura design Fátima Brito, que vê o assunto como um tema extremamente pertinente, “Esse tipo de evento... esse tipo de trabalho, é um caminho. Que é uma abertura e, consequentemente, um começo”, comenta.

Mais fotos:

Moda 220180425090114