Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado Profissional Saúde da Mulher realiza estágio docência em turma Fora de Sede para redução do câncer de colo do útero"
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional Saúde da Mulher realiza estágio docência em turma Fora de Sede para redução do câncer de colo do útero"

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 C:UsersHPAppDataLocalMicrosoftWindowsINetCacheContent.WordBVMB0282.jpg

Evento foi realizado em Bom Jesus

O Mestrado Profissional Saúde da Mulher realizou dia 20 de abril estágio docência com as alunas do Mestrado da turma de Bom Jesus para redução do câncer de colo de útero. A atividade foi coordenada e supervisionada pelo Profa Rita de Cássia Meneses Oliveira, do Deptº de Biofisica e Fisiologia, que é coordenadora do polo e docente do programa

A atividade aconteceu com a capacitação da equipe sobre o teste de Schiller e em seguida com a execução do teste em mulheres de idade fértil. Para qualificar a prevenção do câncer de colo uterino, é importante implementar programas de rastreamento eficazes, dessa forma é importante que profissionais de saúde da atenção básica avaliem o emprego de tecnologias alternativas no rastreio das lesões precursoras do câncer de colo uterino, especialmente os métodos de inspeção visual, que são de baixo custo para o Sistema Único de Saúde e de fácil aplicabilidade pelos profissionais.

A capacitação foi baseada no trabalho de conclusão da mestre, egressa do programa, Zágma Coutinho Lima Amorim: “triagem das lesões precursoras do câncer de colo uterino na atenção primária à saúde”, tendo como orientadora a Profa. Dra. Fernanda Regina de Castro Almeida. 

C:UsersHPAppDataLocalMicrosoftWindowsINetCacheContent.WordGJTC2619.jpg

No Brasil, é possível realizar a detecção precoce do câncer de colo uterino através do rastreamento de lesões precursoras por meio do exame citopatológico. Porém, devido à alta morbimortalidade dessa patologia têm sido realizados diversos estudos sobre a implantação de métodos de inspeção visual aos programas de rastreamento. Assim, a inspeção visual do colo uterino com lugol ou teste de Schiller, por ter a possibilidade de aumentar as suspeitas de lesão pré-cancerosa, pode ser utilizado como teste auxiliar na avaliação clínica durante o exame citopatológico.

O Teste de Schiller consiste na embrocação do colo uterino com solução de lugol com a finalidade de detectar lesões suspeitas. Em colos normais, deverá originar coloração marrom, devido à combinação de iodo com produtos de desdobramento do glicogênio citoplasmático. Considera-se o teste positivo quando apresenta áreas iodo negativas e teste negativo quando há completa captação do lugol pelo colo uterino e vagina, iodo positivo. 

 

Fim do conteúdo da página