Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento científico da UFPI na área de Ciências dos Matérias tem projeção nacional e internacional

DSC_0106.jpg

Na manhã de hoje (19), ocorre a abertura IV edição da Reunião sobre Argilas Aplicadas (IV RAA), com a palestra inaugural sobre “argilominerais, hidróxidos duplos lamelares e materiais análogos, quimicamente modificados ou sintéticos, com foco em suas propriedades e aplicações”. O evento reúne profissionais de diversas áreas em nível nacional e internacional, como geólogos, físicos, químicos, arqueólogos e engenheiros. A IV RAA é promovida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), as atividades acontecem no Auditório do Centro de Ciências Agronômicas (CCA).

DSC_0154.jpg

Participantes da IV RAA, no Auditório do CAA/UFPI

Palestras ministradas por pesquisadores atuantes nas áreas desenvolvidas no evento, com convidados de todo o Brasil, assim como palestrantes da Argentina e Espanha. Além de apresentações de trabalhos científicos. Ao longo do evento serão ministradas 9 palestras nacionais e 2 internacionais.

DSC_0030.jpg

Composião da mesa de autoridades presentes

O evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéria Dantas Lopes, a Vice- Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, o coordenador da IV RAA, Prof. Dr. Edson Cavalcanti, a Diretora do Centro de Tecnologia (CT), Profa. Dra. Nicia Bezerra, e o representante do periódico científico Applied Clay Science, Prof. Dr. Fernando Wypych, assim como pesquisadores, alunos d graduação.

DSC_0130.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI parabenizou a Pós-Graduação em Ciências dos Matérias, pela nota 5 na avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Prof. Dr. José Arimatéia expressa o engajamento no quarto pilar da Instituição, a internacionalização. “Fazemos o máximo possível para promover eventos como este, pois sabemos da importância da troca d conhecimentos entre pesquisadores e alunos de estados e países diferentes,” apontou.

DSC_0073.jpg

Coordenador da IV RAA, Prof. Dr. Edson Cavalcanti

O coordenador fala que o vento terá 120 trabalhos presentados na forma de postes, e explica o objetivo da IV RAA. “Difundir conhecimentos nas áreas trabalhadas durante o evento com profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e pessoas ligadas a empresas nos campos aqui estudados”.

A IV RAA seguirá com sua programação até sexta-feira (20), o evento sediado na UFPI apresentou um diferencial, nesta IV edição ao realizar um pré-evento, o I Ciclo de Minicursos em Materiais, o qual teve inicio nesta terça-feira (18) e finalizará amanhã (20).

DSC_0095.jpg

Representante da revista científica Applied Clay Science, Prof. Dr. Fernando Wypych

Um volume especial será publicado pela revista internacional Applied Clay Science com os trabalhos que são apresentados no evento, tendo uma capa que faz referencia a IV RAA, com a publicação prevista para agosto do ano vigente. O representante do periódico, Prof. Dr. Fernando Wypych fala sobre, “Serão extraídos de 20 a 25 trabalhos deste encontro, os artigos selecionados serão submetidos a critérios internacionais, há 5 anos a revista conquistou um lugar de relevância no mundo científico,” suscitou.

Saiba Mais

A inspiração para a organização da RAA surgiu durante a realização do simpósio intitulado "Multifunctional materials derived from clay minerals", realizado durante o XIII Encontro da SBPMat realizado em João Pessoa (PB), em setembro de 2014 (sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Gardênnia da Fonseca).