Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI promove Curso de Boas Práticas na Saúde e Uso da Voz

HU-UFPI promove Curso de Boas Práticas na Saúde e Uso da Voz

banner programação voz20180417082948

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, de 16 a 20 de abril, atividades referentes a 20ª Campanha Nacional da Voz, promovidas pelas áreas de otorrinolaringologia e de fonoaudiologia do HU-UFPI, por estudantes e professores da UFPI e pela Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia (Laoto). Em 16 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Voz e o Dia Mundial da Voz.

Trata-se de um Curso de Boas Práticas na Saúde e Uso da Voz, que conta com oficinas, workshops, palestras, apresentações culturais, todas estas atividades educacionais e culturais abertas ao público, mediante a contribuição de 1k de alimento não perecível. Há também atendimentos ambulatoriais. “Sinto uma dor na garganta, e vim à fonoaudióloga e ao Otorrinolaringologista. Não é nada grave. Fiquei muito satisfeita com o atendimento”, diz Dona Maria Rita Lima, da cidade de Batalha, atendida na tarde desta segunda.

Para o otorrinolaringologista Victor Campelo, professor do curso de medicina da UFPI e Coordenador Geral do evento, “a ideia é conscientizar as pessoas sobre o uso da voz, especialmente os que a usam mais intensamente, como cantores. A prevenção pode levar a descoberta precoce de um câncer de laringe, por exemplo”, explica. “Uma alteração de voz reflete muito mais que um problema na produção do som podendo interferir na própria habilidade de se comunicar”, completa Catarina Januária, da equipe de fonoaudiólogas do HU-UFPI.

CORALGRANDE DDD20180417083259

Apresentação do Projeto Música para Todos, do Instituto Cultural Santa Rita

O evento conta também com a colaboração de otorrinos, fonoaudiólogos e professores de outras instituições, bem como com a participação de outros segmentos, como o Projeto Música para Todos, do Instituto Cultural Santa Rita, que se apresenta, durante o evento, em palestras e junto à pacientes internados ou no ambulatório.

A Campanha ocorre em todo o Brasil e é uma promoção da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.