Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrição para o Sisu inicia neste sábado

Inscrição para o Sisu inicia neste sábado

A partir da meia noite deste sábado (07), o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estará disponível para a inscrição nos 99 cursos de graduação presencial ofertados pela Universidade Federal do Piauí. São 5.954 vagas distribuídas homogeneamente entre os 1º e 2º semestres, nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Na UFPI, 20% do total das vagas serão reservados para alunos cotistas. A inscrição no Sisu se estenderá até às 23:59h do dia 12, observando o horário de Brasília (horário de verão).

Em todo o Brasil, 95 instituições de ensino superior estão participando da seleção unificada. Juntas essas instituições oferecem 3.327 cursos de graduação, totalizando 108.552 vagas. Somente as universidades federais associadas à Andifes disponibilizam um total de 82.847 vagas por meio do Sisu. Destaca-se ainda a participação das IES da região Nordeste que concentram 34% das vagas ofertadas em 2012.

Como funciona a seleção

O aluno terá que acessar o Sisu com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2011. O estudante deve fazer duas opções de curso. Ao acessar o site, será aberta uma página com as notas e opções de escolha de cursos e instituições. Estas opções são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem pode valer mais para os cursos de Engenharia e menos para o de Direito. Os pesos também serão diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas. Os pesos para cada curso estão disponíveis para consulta no termo de adesão UFPI/Sisu.

Durante o período de inscrições, o candidato poderá mudar as opções de cursos com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente, às 3 horas.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula institucional. A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas podem solicitar a inclusão na lista de espera, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro. A lista será divulgada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente.

No período de inscrição, o MEC manterá central de atendimento 24 horas para tirar as dúvidas dos candidatos pelo telefone 0800 616161.

Para os candidatos interessados em estudar na UFPI, a instituição mantém um portal na internet com mais informações sobre a seleção e os cursos ofertados. Acesse: https://sites.google.com/a/ufpi.edu.br/sisu/

Cronograma do processo seletivo 2012

• Inscrições no SiSU: 07/01 (sáb) à 12/01 (qui)
• Resultado da 1ª chamada: 15/01 (dom)
• Matrícula institucional - candidatos selecionados na 1ª chamada: 19/01 (qui) à 20/01 (sex).
• Resultado da 2ª chamada: 26/01 (qui)
• Matrícula institucional - candidatos selecionados na 2ª chamada: 30/01 (seg) à 31/01 (ter)
• Período para declarar interesse em participar da Lista de Espera: 26/01 (qui) à 01/02 (qua)
• Divulgação da Lista de Espera: 04/02 (sáb)

Candidatos classificados

As matrículas dos candidatos classificados ocorrerão em duas etapas: Etapa I - matrícula institucional; Etapa II - matrícula curricular.

A matrícula institucional corresponde à entrega de documentação dos candidatos classificados e será realizada no campus do curso para o qual o candidato foi aprovado, segundo o item 4.1.1 do edital Nº 09/2011. Em Teresina, a matrícula ocorre de acordo com o centro ao qual o curso é vinculado. O candidato que não comparecer a data de matrícula institucional ou não apresentar a documentação exigida será considerado desistente.

A matrícula curricular diz respeito às atividades acadêmicas previstas e acontece nas coordenações ou Chefias do Curso respectivo. As datas da matrícula curricular serão divulgadas no Calendário Acadêmico 2012 e no site da UFPI.