Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Medicina Veterinária realizará palestra sobre “Saúde Única”

Curso de Medicina Veterinária realizará palestra sobre “Saúde Única”

Divulgação Ciclo de Palestras Saúde Única20180321111226

Atualmente, o Médico Veterinário é um dos profissionais com maior abrangência de atuações no Brasil e no mundo.Diante disso, o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí fará um ciclo de palestras sobre a importância da atuação desses profissionais, que também podem cooperar para a saúde humana.

Em 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FAO) lançaram a iniciativa intitulada “Um Mundo, Uma Saúde”. O objetivo é abordar o tema “saúde” por meio de uma visão holística para demonstrar a inter-relação das várias vertentes do termo saúde, destacando-se a saúde humana, animal, vegetal e do meio ambiente.

O termo “One health” traduzido como “Saúde Única” é um conceito sugerido para demonstrar a indissociabilidade da saúde humana, animal e ambiental. Demonstra que os grandes desafios relacionados à saúde e alimentação na humanidade moderna exigem uma ação integralizada e holística desses componentes.

Segundo a OIE (2016), 60% das doenças infecciosas humanas são zoonoses; 75% dos agentes de doenças infecciosas no homem são de origem animal; cinco doenças novas no homem surgem por ano, sendo três de origem animal; 80% dos agentes causadores de doenças que podem ser utilizados como armas biológicas são zoonóticos.

Para tratar sobre a temática, o auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI), sediará na próxima segunda-feira (26), o “Ciclo de Palestras e Debates em Saúde Única”. O evento é fomentado pela Disciplina de Saúde Pública, realizado em parceria com o Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV/UFPI) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI), e é aberto a sociedade piauiense em geral, em especial os profissionais da área de Saúde e os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária (CCA/UFPI). As inscrições são gratuitas e realizadas no local do evento e na página do CRMV (crmv-pi.org.br).

As palestras serão ministradas pelo Prof. Dr. David Soeiro (UFMG) e Dra. Oriana Bezerra Lima (CFMV/CNS), ambos envolvidos com a Saúde Pública Nacional. Os palestrantes farão atualizações a respeito da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, na qual os dois foram relatores.

Conheça os palestrantes:

david20180321112012Prof. Dr. David Soeiro Barbosa

O Pesquisador e Professor Adjunto de Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMG, David Soeiro Barbosa, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Ciências (Epidemiologia em Saúde Pública) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) tendo neste último realizado período sanduíche na Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH). Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia de doenças transmissíveis; Epidemiologia geral, Sistemas de informação e tecnologias em saúde, Leishmaniose Visceral, Revisão Sistemática, Análise espacial em Saúde, Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária e Ambiental); Controle de Zoonoses; Doenças Negligenciadas, Educação à distância e Educação em Saúde.

oriana bezerra lima 14251720180321112632Oriana Bezerra Lima é Gerente de Zoonoses do Municipio de Teresina

A Gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra Lima, foi representante do CFMV no Conselho Nacional de Saúde (CNS) (2014 – 2018). Possui graduação em Medicina Veterinária e Especialização na área de Controle Higiênico- Sanitário em Alimentos, pela UFPI. Atualmente é Médica Veterinária e Gerente de Zoonoses da FMS Teresina. Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária. Ministrou várias palestras e Treinamentos referente a Controle Vetorial, Vigilância Entomológica. Participou da equipe composta por membros do Ministério da Saúde, IEC, SESAPI E ADAPI referente a investigação do primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental no Brasil.

Mais informações:

As inscrições ocorrerão no local do evento e na página do CRMV (crmv-pi.org.br)

Programação.