Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI participa de publicação internacional na área da Física

Professor da UFPI participa de publicação internacional na área da Física

O Prof. Bartolomeu Cruz Viana Neto, do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí, colaborou com um texto publicado no livro Pyrite: Synthesis, Characterization and Uses, recentemente lançado pela editora norte-americana Nova Publishers. O grupo de pesquisa foi liderado pelo Prof. Paulo de Tarso Cavalcante Freire, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.

Intitulado "Pyritization of Fossils from the Langerstätte Araripe Basin, Northeast Brazil, from the Cretaceous Period", o texto foi desenvolvido ainda com participação do Prof. Antonio Álamo Feitosa Saraiva, do Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Prof. João Herminio da Silva da UFC-Cariri. O grupo faz estudos na área de Paleomateriais

O capítulo publicado aborda a Bacia Sedimentar do Araripe, localizada na região do Cariri, sul do estado do Ceará. Formada há mais de 130 milhões de anos, a Bacia contém duas formações rochosas (Santana e Crato) e é um dos únicos 40 lugares do planeta a concentrar fósseis em grande quantidade, em excelente estado de conservação, em regiões chamadas "Lagerstätten".

Segundo os autores, a fossilização de um organismo é considerada um evento raro na natureza. Após o estudo de sua morte (tanatologia), o organismo fica sujeito à atuação de processos biológicos (necrólise) que propiciam sua decomposição em curto período, não deixando qualquer sinal de existência. No entanto, o estudo de fósseis pode fornecer inúmeras informações sobre o tempo geológico, a evolução, extinções, diversidade biológica, paleogeografia e paleoclima daquela região do Nordeste Brasileiro.

Para o Prof. Bartolomeu Viana, a publicação desse trabalho consolida o tema de pesquisa "técnicas físicas na análise de fósseis" e a parceria com pesquisadores da UFC, UFPI e URCA, permitiu um melhor entendimento dos fósseis e do ambiente geológico do Cretáceo da Chapada do Araripe.

Para ter acesso ao livro, basta acessar o site da Nova Publishers.