Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia Agronômica promove aula inaugural da disciplina de Deontologia

editada 3.jpg

Auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA) durante a aula inaugural

Na tarde dessa terça-feira (13), no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA), aconteceu a aula inaugural da disciplina de Deontologia do Curso de Engenharia Agronômica.

A Deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão. A Deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adotadas por um determinado grupo profissional.

editada 2.jpg

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), Ulisses Filho

A aula contou com a presença do palestrante Ulisses Filho, primeiro Engenheiro Agrônomo a tornar-se presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ulisses considera que “a expectativa da aula é muito boa por duas condições: primeiro, voltar a casa em que eu estudei, e segundo, por ser presidente do CREA, poder falar de um assunto importantíssimo para a formação profissional; questões ligadas a ética e a conduta profissional”.

editada 1.jpg

Professor Cristovam Colombo Belfort

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) é uma instituição que controla o exercício profissional dos Engenheiros e Agrônomos do estado. "O CREA controla o nosso exercício profissional, de modo que esse exercício profissional dá garantia e segurança à sociedade. Por exemplo, quando se trata do uso de agrotóxico ou da conservação de solo, a disciplina de Deontologia trata exatamente disso, de questões ligadas à ética e ao exercício profissional com dignidade, qualidade e responsabilidade", pontuou o Professor Cristovam Colombo Belfort.

Enquanto era estudante de Engenharia Agronômica na UFPI, Ulisses Filho articulou a inclusão dessa disciplina na grade curricular. “Na época em que fui estudante da Instituição, nos articulamos para que a disciplina fosse incluída no Curso de Agronomia, por ser uma disciplina importante para a conduta profissional e isso é fundamental, trabalhar a conduta do profissional no seu dia a dia, porque isso efetivamente é o que leva ao desenvolvimento da profissão, ao desenvolvimento do estado”, disse.