Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores do Departamento de Enfermagem realizam curso de capacitação para utilização de simuladores
Início do conteúdo da página

Professores do Departamento de Enfermagem realizam curso de capacitação para utilização de simuladores

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

curso 1.jpg

Participantes ao final do Curso com a profa. Geana Santos, primeira a esquerda

Professores do Departamento de Enfermagem realizaram no dias 08 e 09 de março o curso para utilização de simuladores de moderada e avançada fidelidade. O curso teve como finalidade capacitar os professores para a utilização eficiente e eficaz dos simuladores adquiridos pelo Convênio 143 do Edital n. 02/2010 DO MCT/FINEP, subprojeto Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde – SIMENFS, coordenado pela profa. Dra. Elaine Cristina Carvalho Moura.

A plena execução do subprojeto contou com o empenho do Coordenador de Projetos Estruturantes e Importação da Pro Reitoria de Pós Graduação, Prof. Dr. Ángel Alberto Hidalgo juntamente com a coordenadora do mesmo, profa. Elaine Moura para aplicação efetiva dos recursos de aquisição de equipamentos, reforma e ampliação do SIMENFS desde 2015 quando as parcelas foram liberadas para UFPI.

curso 2.jpg

Participantes do Curso conhecendo o Manequim Essencial

Dentre os equipamentos adquiridos merece destaque o simulador de alta fidelidade do paciente humano, SimMan Essencial, da Laerdal que é o segundo robô do SIMENFS capaz de replicar as condições hemodinâmicas e clínicas de um ser humano possibilitando a reprodução das mais diversas situações de saúde-doença potencialmente vivenciadas pelo ser humano adulto em ambiente de pesquisa indissociável ao ensino e extensão em laboratório.

A instrutora do Curso, Geana Santos, professora de área laboratorial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ficou encantada com a estrutura física e de equipamentos do SIMENFS. A instrutora é também especialista educacional da empresa fornecedora dos manequins e como feedback afirmou que o grupo de professores participantes do Curso pareciam motivados ao desafio de aplicar na sua prática de pesquisa e ensino os ensinamentos do curso, estando certa de que mais uma sementinha foi plantada para agregar a excelente estrutura do Lab. SIMENFS.

A profa. Elaine Moura defende que o Lab SIMENFS possui estrutura em padrão internacional e condições para favorecer pesquisas inovadoras sobre diversos aspectos da práxis profissional em saúde, tais como desenvolvimento de competências técnicas e não técnicas, por meio da reprodução de casos clínicos de difícil manipulação, treinamento para gerenciamento de risco em saúde, atendimento de urgência e emergência, aprimoramento de processos assistenciais, metodologias clínicas para a formação em saúde com foco no trabalho em equipe intra, inter e muilti profissional tanto em âmbito hospitalar quanto de saúde pública. “Isso ocorre porque os equipamentos de simulação, especialmente com tecnologia robótica tem todas as reações humanas frente às ações assistências necessárias ao ensino, pesquisa e extensão em saúde”, explica.

Fim do conteúdo da página