Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Saúde da Mulher é destaque em ação dirigida aos usuários do HU-UFPI

Saúde da Mulher é destaque em ação dirigida aos usuários do HU-UFPI

DSC 060820180308172113

Nesse 08 de março, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), duas importantes datas – Dia Internacional da Mulher e Dia Mundial do Rim - foram marcadas com atividades educativas e assistenciais que enfatizaram a importância da saúde da mulher. Por meio da Campanha de Prevenção “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, a Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEF) da UFPI, coordenada pelo nefrologista e professor José Tibúrcio do Monte Neto, realizou ação educativa com distribuição de material informativo e prestação de esclarecimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha do Dia Mundial do Rim deste ano deu ênfase ao papel da mulher a partir da ideia de que ‘Quem cuida de todos também precisa de cuidados’. O Dr. José Tibúrcio destaca que unir duas datas importantes em uma única ação é uma maneira de externar o cuidado e a atenção com as usuárias do SUS no HU-UFPI.

DSC 059620180308172649

Campanha que marca o Dia Mundial do Rim destaca a saúde da mulher

Durante a ação, os estudantes do Curso de Medicina da UFPI abordaram medidas simples e valiosas para a prevenção de doenças renais. “Tomar muita água durante o dia, praticar exercícios físicos, evitar fatores de risco, como obesidade, hábito de fumar e consumir bebida alcoólica”, comenta Lucas Aguiar Alencar de Oliveira, estudante do 7º período de Medicina e presidente da LANEF.

CSC 065820180308172751

Alunos da Liga de Nefrologia desenvolveram atividades educativas no HU-UFPI

Francisca das Chagas, 68 de idade, participou das atividades executadas pelos alunos de Medicina da UFPI no ambulatório do HU. “Fui bem atendida e achei especial. Tiraram a pressão; me mediram e pesaram. Me senti bem, até protegida”, revela.

De acordo com Lucas Aguiar, a proposta da Liga foi trazer a Campanha para perto, aproximando-a do Piauí e da realidade do Estado. “Nosso principal objetivo é divulgar informações relacionadas à prevenção de doenças renais. Sabe-se muito a respeito de hipertensão e diabetes, mas sabe-se pouco da relação dessas doenças com os rins e de como isso pode prejudicar os rins”, coloca.

Sobre a Campanha - No Brasil, a ação é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Em Teresina, a Campanha está sendo fomentada pela Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEF) da UFPI, que tem como orientador o nefrologista José Tibúrcio do Monte Neto.

Além dos atendimentos oferecidos, nessa quinta-feira (08), aos pacientes do Ambulatório do Hospital Universitário (HU-UFPI), serão realizadas mais duas ações no próximo sábado (10).

Confira abaixo as informações:

Manhã, sábado 10/03/18:

Ação: Visita a uma clínica de Nefrologia

Público-alvo: pacientes e familiares

Local: Clínica Nephron

Tarde/Noite, sábado 10/03/18:

Ação: Visita a um Shopping Center local

Público-alvo: Em geral (visitantes do Shopping)

Local: Teresina Shopping

Horário: das 14h às 20h.