Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do Campus de Floriano tem artigo aprovado em maior evento internacional sobre Gestão Estratégica
Início do conteúdo da página

Professor do Campus de Floriano tem artigo aprovado em maior evento internacional sobre Gestão Estratégica

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto, do Campus Amílcar Ferreira Sobral – CAFS, da Universidade Federal do Piauí, em Floriano, teve seu artigo aprovado em um evento internacional realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Strategic Management Society Conference é o mais importante evento mundial de discussão acadêmica sobre temas relacionados à Internacionalização de Empresas, Estratégias Organizacionais e Vantagem Competitiva nas Organizações.

Nesse evento os mais proeminentes pesquisadores da área compartilharão suas ideias sobre como a pesquisa estratégica pode informar as estratégias de crescimento no mundo real, bem como discutir eventos contemporâneos que afetem a prática da estratégia que desafiam nosso entendimento atual e, como tal, oferecem oportunidades de pesquisa interessantes. As sessões de artigos fornecerão uma janela sobre a pesquisa atual sobre o tema da conferência.

professor neto20180307164234

Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto é Doutor em Administração de Empresas

Segundo o Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto, o artigo aprovado analisou a influência da imagem do país e do soft power na afinidade em relação ao país, preferência, cosmopolitanismo, com a internacionalização como uma variável mediadora.

“O soft power é uma variável importante a partir de uma perspectiva global, uma vez que define a influência cultural exercida pelos países. Foi realizada uma pesquisa com 478 entrevistados através de uma análise quantitativa das equações estruturais. A preferência, a afinidade com o país e o cosmopolitismo influenciaram a internacionalização dos produtos culturais. A proposição de um modelo que integra a internacionalização e sua possível mediação na imagem país e soft power pode ser vista como uma contribuição da pesquisa. Outra contribuição foi o foco nos efeitos da internacionalização como uma variável mediadora das relações propostas”, explica o professor.

Para ele, essa aprovação demonstra o aprofundamento e a qualidade dos estudos realizados tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação da UFPI, em especial, o Campus Amílcar Ferreira Sobral e a Pós-Graduação em Gestão Pública e em Administração Pública. “Ao mesmo tempo, demonstra a importância da participação dos docentes e pesquisadores em eventos nacionais e internacionais, como forma de fortalecer e de divulgar o nome da Universidade Federal do Piauí como um centro de excelência em pesquisa acadêmica”, finaliza.

O artigo aprovado está na p. 29 do anexo. Clique aqui para conferir. 

Prof. Dr. Alexandre Rabêlo Neto

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Doutorado SWE pela Universidade de Coimbra - UC, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI (CAFS). Docente do programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI e do programa de mestrado profissional em Administração Pública - PROFIAP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico e Marketing, atuando principalmente nas áreas de comportamento do consumidor, empreendedorismo, estratégia para o mercado de música independente, Marketing cultural.

Fim do conteúdo da página