Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Reitoria Itinerante Online com o Campus de Bom Jesus

UFPI realiza Reitoria Itinerante Online com o Campus de Bom Jesus

Nesta sexta-feira (02), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visita o Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), no município de Bom Jesus, para a instalação do projeto Reitoria Itinerante 2018. Durante a tarde de ontem (01), o projeto instalou-se no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) e o Reitor cumpriu agenda voltada para ouvir as demandas dos coordenadores de cursos, diretores, docentes, técnico-administrativos e de estudantes do Campus.

reitoria itinerante reitor20180302111827

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes durante Reitoria Itinerante em Bom Jesus

Para o Reitor, a Reitoria Itinerante permite que as demandas locais sejam atendidas in loco de maneira rápida e eficaz. “A gestão compartilhada passa por esse processo de ouvir a todos e em todos os campi da Instituição. A Reitoria Itinerante é uma forma da Administração Superior se aproximar de toda a comunidade acadêmica", frisou.

estélio.jpg

Diretor do CPCE prof Stélio Bezerra

O diretor do CPCE, Prof. Dr. Stélio Bezerra, considerou que o Reitoria Itinerante tem facilitado o atendimento das demandas do campus. “Com a vinda do reitor e da administração, para o campus, podemos dar e ter mais atenção às nossas necessidades. Professores, estudantes, técnico-administrativos... toda a nossa comunidade pode reivindicar diretamente ao Reitor e à sua equipe, para aquilo que almeja e isso traz um grande benefício para a realidade do CPCE,” afirmou.

Reitoria Itinerante Online é realizada pela primeira vez

Parte do atendimento às demandas do  Campus da UFPI de Bom Jesus também está sendo realizado por meio da tecnologia. Enquanto o Reitor conversa pessoalmente com a comunidade acadêmica no Campus Ciobelina Elvas, parte da equipe, que rotineiramente acompanha o reitor em  viagens como essa, permanceu em Teresina, evitando assim gastos adicionais com diárias de servidores e com combustível.

“Para a Reitoria Itinerante Online, foi instalado no Salão Nobre da Reitoria e no Campus de Bom Jesus equipamentos de videoconferência, que permitem troca de conteúdo em áudio e vídeo com qualidade superior entre os pontos. Os aparelhos utilizam a interface da internet normal, e trabalham com comunicação criptografa, oferecendo segurança", informou o Coordenador de Infraestrutura da Superintendência de Tecnologia da Informação (NTI), Mário Cristiano.

Na tarde dessa quinta (1º), por exemplo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) realizou uma videoconferência com o Diretor do Campus de Bom Jesus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleânia Sales, um dos motivos da reunião foi a apresentação da nova gestão, vigente desde julho de 2017. Além disso, foram apresentadas duas novas resoluções aprovadas e as atividades realizadas desde o estabelecimento dos novos gestores.

reitoria itinerante mesa20180302111645

Videoconferência em Bom Jesus

videoconferencia120180302112625

Videoconferência realizada entre os campus de Teresina e Bom Jesus

A Profa. Dra. Cleânia Sales destacou também, dentre algumas mudanças realizadas pela nova gestão na PREXC, a redução do número de Coordenadorias de quatro para apenas três, são elas: a Coordenadoria de Programas, Projetos e Eventos Científicos e Tecnológicos; a Coordenadoria de Programas, Projetos e Eventos Culturais de Esporte e Lazer; e a Coordenadoria de Programas e Cursos de Formação Profissional e Políticas Sociais.

reitoria itinerante video20180302112728

Na reunião via videoconferência, também foram discutidos os objetivos da PREXC para o ano de 2018. "Nós vamos elaborar o Regimento Interno para a Reitoria de Extensão e Cultura, elaborar e implementar um plano de cultura. Temos também como meta implementar o módulo de extensão no SIGAA, digitalizar todos os certificados de todas as ações extensionistas, elaborar as minutas das resoluções de uso dos espaços culturais na UFPI e regulamentar as Ligas Acadêmicas e as Associações Atléticas (..)", destacou Cleânia Sales.

Em representação ao Campus Professora Cinobelina Elvas, além do Diretor Prof. Dr. Estélio Lima, também se fez presente o Assessor de Extensão, Gustavo, e alguns professores. O Campus Ministro Petrônio Portella, por sua vez, foi representado por Cleânia Sales e três coordenadores da PREXC, Coordenador Prof. Dr. Antônio Aécio Bezerra (CPPEC), Coordenador Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (CPCEL) e o Coordenador Prof. Dr. Marcos Antonio Tavares Lira (CFOPS).

Em Bom Jesus, o Reitor participou também da abertura dos cursos de pós-graduação do Campus Professora Cinobelina Elvas, transmitindo boas-vindas aos novos estudantes e reforçando a mensagem de que UFPI tem realizado todos os reforços para prover a infraestrutura de pesquisa.

reitoria itinerante reitor220180302113214

Durante abertura de novos cursos de pós-graduação da UFPI

Tambem esteve presente em reunião com representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) e de Centros Acadêmicos  (CAs) do CPCE. Para o Presidente do DCE/ Bom Jesus, Bruno Marcos, "a Reitoria Itinerante viabiliza a união, a parceria e o diálogo entre a reitoria e os campi de interior, e isso ajuda muito a resolver as demandas principalmente no que diz respeito à classe estudantil. Ou seja, traz um auxílio àqueles que estão mais distantes, como é nosso caso".

estudante.jpg

Bruno Marcos, aluno do 7º período de Engenharia Florestal na UFPI, presidente do DCE/BJ

reuniao reitor dce.jpg

Reitor conversa com alunos do DCE e de Centros Acadêmicos

Foi realizada, ainda, uma visita às obras do Colégio Técnico de Bom Jesus. Confira fotos:

reitoria itinerante reforma20180302113331

reitoria itinerante reforma 220180302113446

reitoria itinerante reforma 320180302113530

*Mais informações em instantes.