Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI recepciona novos residentes

HU-UFPI recepciona novos residentes

Foto 1 HU20180301151023

Profissionais de diversas áreas da saúde iniciam hoje suas atividades como residentes dos programas ofertados pela UFPI. A maioria complementará sua formação no HU

Na manhã desta quinta-feira (01), data em que a Universidade Federal do Piauí (UFPI) completa 47 anos, o Hospital Universitário (HU-UFPI) recepcionou, em solenidade realizada no auditório do hospital, 93 novos residentes, que ingressam nos 29 programas ofertados pela Universidade. O evento faz parte de uma programação que se estende até sábado, com palestras e visitas a setores do Hospital, objetivando a apresentação das rotinas e regras da residência.

Superintendente20180301151438

Superintendente do HU-UFPI, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente

Na ocasião, o Superintendente do HU-UFPI, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, fez uma exposição sobre a evolução do Hospital nos últimos anos, ressaltando seu papel como hospital escola e sua significativa contribuição para a saúde pública do Piauí por meio da prestação de serviços de média e alta complexidade. "Ampliamos o número de residências, estamos contribuindo para a formação dos profissionais em diferentes áreas da saúde e isso tem impacto direto na qualificação dos profissionais que atuam no Estado, bem como na qualidade da assistência ", pontuou o Superintendente.

Professora Nadir20180301151250

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destacou que as residências ofertadas pela Universidade têm sido buscadas por egressos de diversas instituições. “O alto número de profissionais graduados em outras instituições e que hoje iniciam suas residências na UFPI reforça a credibilidade e o reconhecimento desta Universidade como formadora de recursos humanos”, ressaltou.

A Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Alves Rosal, ressaltou o papel do Hospital Universitário no processo de ampliação das residências ofertadas pela Universidade. “Neste ano, estão em funcionamento dois novos programas de residência: em Patologia e em Medicina de Família e Comunidade. Estamos fechando um ciclo, ofertando residências em áreas prioritárias. Não temos como falar da ampliação das residências sem destacar o papel do HU. Antes do Hospital Universitário, eram apenas nove programas oferecidos pela UFPI, todos na área médica. Hoje são 29 residências, sendo 23 médicas, cinco em áreas abarcadas pela residência multiprofissional e uma em Bucomaxilo”, explica.

marta rosal20180301155917

Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Alves Rosal

Também presente no evento, a Coordenadora Executiva da Residência Médica da UFPI, Profa. Dra. Catarina Fernandes Pires, afirmou que “a Universidade já está em seu 34º. ano de oferta de residência médica. Isso significa que já passamos por muitas experiências e temos respaldo para formar muito bem nossos residentes”. Representando a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a médica Vitória Urbano fez questão de colocar que o ensino e a assistência estão atrelados no cotidiano de um hospital escola.

dra catarinaaa20180301154525

A médica Isadora C. Freitas falou de sua expectativa ao ingressar no programa de residência em Clínica Médica. “Nos dois últimos anos do curso de Medicina, a residência médica se torna um grande sonho e nossa maior meta, pela certeza da necessidade de completar nosso treinamento e refiná-lo. Em relação à UFPI, tenho grandes expectativas baseadas, na verdade, na certeza do que o Hospital Universitário tem a oferecer. Como egressa da graduação de Medicina da Universidade, já vivenciei e observei o funcionamento da residência e isso só alimentou a vontade de voltar como residente. Tenho certeza de que serão anos de muito aprendizado e alegria”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade a representante da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação, Profa. Dra. Lívia Nery; a representante da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), Profa. Dra. Graça Medeiros; a Gerente Administrativo do HU-UFPI, Maria Rachel de Castro; o Chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades de Ensino de Pós-graduação do HU-UFPI, Dr. Murilo Moura Lima, além de residentes, professores, preceptores e outros profissionais da área de saúde que atuam no Hospital Universitário.