Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI é parceira no projeto Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Santana, lançado hoje
Início do conteúdo da página

UFPI é parceira no projeto Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Santana, lançado hoje

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

WhatsApp Image 2018-02-26 at 13.18.40.jpeg

Foto: Benonias Cardoso

Foi assinado nesta segunda-feira (26), no Palácio de Karnak, o convênio para a execução do projeto Biblioteca Piauiense Professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana, que vai permitir acesso a obras sobre a realidade socioeconômica, política e cultural do estado, além de resgatar publicações esgotadas e viabilizar a edição de obras nunca publicadas.

A solenidade foi conduzida pela governadora em exercício Margarete Coelho e contou com a presença do reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. A UFPI é parceira do projeto juntamente com a Academia Piauiense de Letras (APL). A execução fica por conta da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro).

WhatsApp Image 2018-02-26 at 13.18.39.jpeg

Foto: Benonias Cardoso

"É uma coleção que vai publicar teses, obras que estão fora de circulação e novas obras. Um projeto importantíssimo que leva o nome de um grande intelectual, economista e pesquisador moderno, que nos deixou um grande legado", disse Margarete Coelho.

"O governo já mantém um convênio entre a Secretaria da Cultura e Academia de Letras para a edição de livros, sobretudo das áreas de literatura e história. O governador, então, deu a ideia de fazermos um convênio semelhante com a Cepro para publicar estudos de cunho mais econômico e sociológico da realidade piauiense, que será de grande valia para os estudiosos", pontuou José Medeiros, presidente da Cepro.

Impossibilitado de comparecer à solenidade por questões de saúde, o Raimundo Santana esteve representado pelos filhos. "Para todos os filhos e parentes, é uma satisfação enorme, pois, além do reconhecimento ao trabalho dele, representa uma homenagem do estado ao nosso querido pai, que dedicou anos de sua vida aos estudos sobre a história política, cultural, econômica, social e sindical do Piauí", disse José Santana, primogênito de Raimundo Santana.

evento governo.jpg

Foto: Benonias Cardoso

Compareceram ainda ao lançamento do projeto o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cradoso; o presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Nelson Nery; o secretário de Governo, Merlong Solano; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes.

livro.jpg

Foto: João Albert

 

Lançamento da obra: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral

Na ocasião, também foi lançado o primeiro volume da biblioteca, a obra: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral, de autoria do prof. Santana, tese apresentada no concurso de professor catedrático da Faculdade de Direito do Piauí, em 1957.

Acesso aos livros

Os livros terão versão impressa e digital, que estarão disponíveis nos sites da Cepro, da APL e da UFPI. A versão impressa será distribuída a bibliotecas das várias instituições de ensino superior e de ensino médio do Piauí e também a bibliotecas públicas municipais. Interessados no livro impresso deverão procurar uma das três instituições para aquisição.

Fim do conteúdo da página