Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza (CEAD) promovem Encontro de Tutores 2018.1
Início do conteúdo da página

Cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza (CEAD) promovem Encontro de Tutores 2018.1

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Banner do evento20180222095722

Os cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza/EaD do CEAD-UFPI promoveram o seu Encontro de Tutores 2018.1 (um evento concomitante dos dois cursos, representando o 10º das Ciências Biológicas e o 5º das Ciências da Natureza), que ocorreu nos dias 16 de fevereiro (à tarde) e 17 de fevereiro (manhã e tarde). O evento foi realizado no Centro de Ci~encias da Natureza (CCN/UFPI), e contou com a participação de toda a sua equipe, composta por 55 profissionais, sendo 29 tutores (dos cinco polos onde há oferta de pelo menos um dos cursos: Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Gilbués, Inhuma e Simões), equipe de coordenação dos cursos (11 pessoas) e com 15 professores colaboradores (alguns selecionados por edital e os demais convidados, vagas não-preenchidas pela seleção) que ministrarão disciplinas.

Todos os participantes receberam uma pasta com a programação, o calendário dos dois cursos, o calendário da UFPI, a lista de contatos de toda a equipe e um copo personalizado com os símbolos dos cursos. Os crachás recebidos no evento anterior, em 2017.2, semelhantes aos que estão sendo confeccionados pela UFPI, vêm sendo utilizados pelos tutores nos polos, estando assim devidamente identificados no momento de suas atividades. Por conta disso, nos crachás não foi identificado o evento. O uso dos crachás não somente para o evento, assim como a adoção de copos não-descartáveis, vem reforçar a responsabilidade ambiental de ambos os cursos.

Crachá e copo20180222095831

Crachá e copo de participante do evento

Na tarde do 1º dia, foi realizado um encontro só com os professores, no auditório do Departamento de Biologia (CCN/UFPI), envolvendo a coordenação de ambos os cursos e os professores colaboradores. A abertura do evento começou com a fala do Prof. Dr. Gildásio Guedes, Diretor do CEAD/UFPI, que enfatizou a importância do zelo pelo papel de Professor Coordenador de disciplina. Em seguida, a coordenação dos cursos prosseguiu com o encontro, que tratou sobre o planejamento final das disciplinas, últimas dúvidas sobre a montagem das turmas no SIGAA, bem como sobre as atribuições dos professores coordenadores de disciplinas e dos tutores.

Fala do Prof. Dr. Gildásio Guedes Diretor do CEADUFPI20180222100000

Prof. Dr. Gildásio Guedes, Diretor do CEAD/UFPI, durante evento

No dia seguinte, já com toda a equipe (55 profissionais), foram apresentadas as realizações ocorridas em 2017.2, as várias novidades pelas quais os cursos passaram em 2017, o resultado parcial de uma avaliação (do curso, da coordenação e dos docentes) feita pelos tutores ao final do semestre letivo anterior. Em seguida, cada professor coordenador de disciplina apresentou sua disciplina, que será desenvolvida em 2018.1.

Fala dos Profs. Drs. Eliesé Idalino Rodrigues e Leomá Albuquerque Matos coordenadores dos cursos20180222100727

 Profs. Drs. Eliesé Idalino Rodrigues e Leomá Albuquerque Matos, coordenadores dos cursos

O evento foi organizado pelos coordenadores: Prof. Dr. Eliesé Idalino Rodrigues (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas), Prof. Me. Cledinaldo Borges Leal (Coordenador de Tutoria do Curso de Ciências Biológicas), Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos (Coordenador do Curso de Ciências da Natureza), Profa. Dra. Maria da Conceição Prado de Oliveira (Coordenadora de Tutoria do Curso de Ciências da Natureza), Profa. Dra. Ana Paula dos Santos Correia Lima da Silva e João Marcelo de Castro e Sousa (Coordenadores de TCC de Ciências Biológicas), Profa. Me. Santina Barbosa de Sousa (Coordenadora de TCC de Ciências da Natureza) e Profa. Me. Carla Adriana Rodrigues de Sousa Brito (Coordenadora de Estágio Obrigatório de ambos os cursos), Osana Alves de Sousa Carvalho (Técnica de Laboratório do Curso de Ciências Biológicas) e pessoal de apoio logístico/acadêmico da coordenação (Aline Alves de Sousa, Carlos Eduardo de Araújo Fontinele e Jéssica Rêgo Maranhão Pinto).

Alguns dos participantes em foto no final do evento20180222101035

Alguns dos participantes em foto no final do evento

Segundo a equipe organizadora do evento, “os encontros de tutores ocorrem sempre no início de cada semestre letivo e têm fundamental importância no desenvolvimento das atividades dos cursos, deixando todos os envolvidos com mais confiança no sucesso de seu trabalho, além de ser um momento de integração entre todos os componentes da equipe”.

Fim do conteúdo da página