Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP)

SINESPP editada.jpg

Profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados ao campo das diversas políticas públicas estarão reunidos na UFPI de 20 a 22 de junho para participar do II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas – SINESPP. Com o tema central “Estado e Políticas Públicas no contexto de contrarreformas”, o evento é uma iniciativa e realização do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e de seus núcleos de pesquisas, Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Políticas Públicas e Núcleo de Estudos Pesquisas e Extensão sobre Serviço Social e Questão Social. A atividade conta com apoio institucional da Universidade Federal do Piauí, da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e do Centro de Ciências Humanas e Letras ( CCHL).

A proposta do evento é discutir temáticas contemporâneas que repercutem nas políticas públicas e na vida dos trabalhadores e de suas famílias, como as atuais reformas da Previdência Social, Trabalhista, Lei da Terceirização, teto dos gastos públicos, Reforma Política, dentre outras, debatendo e trocando informações e conhecimentos com pesquisadores do Brasil e de outros países sobre a realidade e os desafios atuais das políticas públicas nesse país e em outras latitudes.

A temática norteadora do II Simpósio será desdobrada em eixos temáticos que nuclearão os trabalhos a serem apresentados em forma de conferências, mesas-temáticas, comunicações orais, exposição de pôster, lançamentos de publicações etc.

O Simpósio será um espaço privilegiado para a divulgação e discussão de resultados de pesquisas no campo das Políticas Públicas e suas interfaces com o Estado, a Cultura e a Sociedade, em uma perspectiva transdisciplinar, em contexto de crise e “reformas”, ou seja, de mudanças pelas quais passam o Brasil e o mundo globalizado. Tem relevância social e acadêmica, pois visa impulsionar um debate crítico capaz de contribuir para o avanço das políticas públicas e promover acúmulos e socialização do conhecimento científico.

As experiências anteriores do SINESPP realizados revelam que a área: Estado, Sociedade e Políticas Públicas, como área de concentração do PPGPP, ocupa espaço privilegiado nos campos da produção de conhecimento, da pesquisa e da publicação tanto dos seus pesquisadores quanto dos participantes que estiveram nesses eventos. Da mesma forma, verifica-se que tais experiências têm contribuído para melhor fundamentar e instrumentalizar os processos interventivos relativos às políticas públicas na relação com o Estado e a sociedade no país e alhures em tempos de crise do capital e de “reformas” do Estado capitalista.

Breve Histórico

O SINESPP teve sua primeira edição em 2010, enquanto evento de caráter nacional, movido pela necessidade do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI de criar espaços de debates sobre temas relevantes para as políticas públicas, de exposição e discussões sobre temáticas de investigação de alunos da pós-graduação, pesquisadores, docentes e promover intercâmbios com pesquisadores de outros programas de pós-graduação, centros de pesquisas, buscando aproximações e articulações para pesquisas conjuntas ou em redes.

Em abril de 2016 o SINESPP se transforma em Evento Internacional e tem sua primeira edição nessa nova condição. Teve como tema: Estado, sociedade e políticas públicas em tempos de crise. Obteve apoios da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI, de várias secretarias municipais e estaduais e contou com a participação de pesquisadores da América Latina, Portugal e Brasil, bem como a ampla participação de discentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e da Graduação da UFPI. Teve um público de 300 inscritos e 200 trabalhos aprovados para exposição oral e pôster. O Colegiado do PPGPP deliberou pela sua continuidade e periodicidade de 2 em 2 anos.

Destaca-se que grandes nomes nacionais como Maria Carmelita Yazbek (PUC-SP/Brasil), Evilásio Salvador (UNB/Brasil), Regina Mioto(UFSC/Brasil), Lúcia Bógus (PUC-SP/Brasil), Maria do Carmo Brant de Carvalho (PUC-SP/Brasil), Flávio Farias (UFMA/Brasil) entre outros que participaram como conferencistas e palestrantes de mesas-redondas. Nome internacionais como Silva Soto (UNCPBA-Argentina), Eucaris Olaya (UNC-Colômbia), Lorena Querol (CES-Coimbra/Portugal), Jose Pablo Alonso (URU-Uruguai), Laura Paulo Bevilaqua (URU-Uruguai) de universidades de países latino-americanos e de Portugal também contribuíram com conferências e debates.

Confira informações completas  no site do SINESPP.