Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI vai desenvolver transformador, conectado a sistema fotovoltaico, que deve impactar na qualidade da geração de energia distribuída no Piauí

mesa todos.jpg

Reunião marca o início oficial do projeto de pesquisa

Representantes da Eletrobrás Piauí foram recepcionados em reunião na Reitoria na quarta-feira (31), com o objetivo de dar início à execução de um novo projeto de pesquisa, desenvolvido em cooperação com a FADEX e a UFPI, para desenvolvimento de um transformador de estado sólido, conectado a sistema fotovoltaico - uma mudança de conceito no transformador convencional, conhecido como “de rua”.

Participaram da reunião o Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes; a vice-reitora, Nadir do Nascimento Nogueira; a prefeita universitária, Gabriela Celso; a diretora do Centro de Tecnologia, Nícia Formiga; o superintendente da Fadex, Lívio Cunha; gerentes da Eletrobrás-Piauí, de Pesquisa e Desenvolvimento, Ribamar Lima; e de Planejamento, Adriano Batista; além de demais engenheiros da empresa, bem como os professores da Engenharia Elétrica da UFPI, Fábio Rocha, Marcos Lira e Otacilio Almeida.

ribamar eletrobras.jpg

Ribamar Lima, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobrás Piauí

“Nós conseguimos, junto com a equipe de pesquisadores da UFPI, apresentar o projeto e, de forma exitosa, ser aprovado pela Aneel e, desde janeiro, já está em desenvolvimento. Acreditamos que esse projeto vai desencadear para outras instituições. Pode servir com referência e ser ampliado, visando à redução do consumo e ao custo da energia elétrica”, declara o engenheiro eletricista Ribamar Lima, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobrás Piauí.

fabio rocha.jpgProfessor Fábio Rocha, do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI

Coordenador do Projeto pela UFPI, o professor Fábio Rocha, do Curso de Engenharia Elétrica, explica que o projeto une inovação e eficiência energética. Destaca ainda que desenvolver o transformador é o primeiro passo, podendo, num prazo de 10 a 15 anos, os equipamentos serem usados em conjunto com os transformadores de rua nas subestações.

“Hoje, há uma grande difusão do uso da energia fotovoltaica e isso está causando alguns problemas de integração com a linha convencional da Eletrobrás. E esse transformador vem como um elo, que faz a integração do fotovoltaico com a linha já existente sem causar problema algum. Evita-se assim variação de tensão e da qualidade de energia, porque, com o transformador em estado sólido, temos como controlar essas variações do fotovoltaico e integrar à linha sem surtir efeitos ao consumidor”, afirma.

Outro tema tratado na reunião foi a instalação de uma subestação elétrica em alta tensão transformando para média tensão, que será construída dentro da UFPI, em área a ser cedida pela Universidade. A parceria com a UFPI contempla a construção de uma subestação, de uma linha de tensão nova para atender a subestação e mais oito alimentadores para atender a carga nessa região. Além da UFPI, a subestação vai atender os bairros Jóquei, Ininga e parte do Satélite, beneficiando cerca de 200 mil unidades consumidoras, conforme levantamentos da Eletrobrás Piauí.

engenheiro 2 eletrobras.jpg

Adriano Batista, gerente de Planejamento, Projetos e Expansão da Eletrobrás Piauí

“Essa subestação que estamos projetando vai dividir a carga entre as subestações que alimentam parte dos bairros da Zona Leste: Satélite, Marques e Jóquei. Trará muitos benefícios: continuidade, garantia da melhoria na qualidade, construção de redes novas, com menor índice de falhas”, detalha Adriano Batista, gerente de Planejamento, Projetos e Expansão

reitor so.jpg

“É do conhecimento de todos os problemas que temos com falta de energia frequente; e essa subestação, com certeza, vai oferecer à UFPI uma energia limpa e de melhor qualidade, dando mais segurança aos equipamentos que usamos e melhores condições de trabalho nos laboratórios de pesquisa”, finaliza o Reitor José Arimateia Dantas Lopes.