Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PREG divulga calendário acadêmico 2017.4, 2018.1 e 2018
Início do conteúdo da página

Prorrogadas matrículas para cursos de extensão em Inglês e Espanhol; novo prazo segue até 15/02

Imprimir
Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 08h15

Quem está interessado em aprender estratégias que auxiliam na leitura de textos científicos e se preparar para provas de proficiência em Língua Inglesa, ou aprender conversação em espanhol, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com matrículas abertas para o módulo 1 (iniciantes) do Curso de Extensão em Inglês Instrumental e para o Curso de Extensão em Espanhol. As matrículas vão até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas na Coordenação do Curso de Espanhol, em frente ao Cine Teatro da UFPI ou Sala 321 A (Sala Self Access Project) – CCHL, no horário de 14h as 18h. Excepcionalmente, as matrículas poderão ocorrer em outro horário, mediante marcação via whatsapp (99982-2428) com a coordenação. O período de matrículas foi prorrogado devido à grande procura de interessados. 

Para se inscrever, é preciso estar cursando ou haver concluído o ensino médio, ter feito o pagamento da matrícula, via depósito bancário, no valor de 190,00 (taxa única, não há mensalidade), preencher o cadastro, levar fotocópia do RG e CPF. Tanto o curso de Espanhol, quanto o curso de Extensão em Inglês Instrumental são vinculados à Coordenação de Letras Estrangeiras do Campus Ministro Petrônio Portella, na UFPI em Teresina. Os cursos são abertos à comunidade, ou seja, todos podem se matricular, não é necessário ser aluno de graduação da UFPI, nem ter conhecimentos nos idiomas. Os cursos são para iniciantes, mas há módulos mais avançados.

 

SITE 01.02.2018 ENTREVISTA COM A PROFA.DRA

Juliana Paz, Coordenadora de Letras Estrangeiras da UFPI

“Os cursos têm dois objetivos básicos: primeiro, atender a demanda da sociedade piauiense, não precisa ser aluno ou ter vínculo com a Universidade e nem conhecimento anterior para cursar. O outro objetivo é capacitar os nossos estudantes, é uma oportunidade deles colocarem em prática o que estão aprendendo na Universidade. São feitas seleções desses alunos, eles passam por testes e por capacitações frequentes, são os nossos melhores alunos que têm essa oportunidade de estagiar ensinando dentro da UFPI. Os alunos são remunerados, por isso, é cobrada a taxa simbólica”, informou a Coordenadora de Letras Estrangeiras da UFPI, Juliana Paz.

As opções de turmas para o INGLÊS INSTRUMENTAL 1 são: sextas-feiras, das 8 às 11 horas; sextas-feiras, das 14 às 17 horas; sextas-feiras, das 18 às 21 horas; e sábados das 8 às 11 horas; ou ainda sábado das 14 às 17 horas. É permitido escolher apenas uma turma para se matricular e frequentar as aulas. É permitido se matricular em uma turma de Espanhol e outra de Inglês, caso deseje.

Cada curso instrumental possui três módulos. Cada módulo tem 45 horas de aula, sendo três horas por semana e aos finais de semana. O Curso de Espanhol Conversação possui seis módulos. Ao término de cada módulo, o aluno aprovado recebe um certificado emitido pela PREX. 

Segundo Juliana Paz, os cursos têm apresentado resultados positivos. “Os alunos entram em contato agradecendo, destacando o quanto os cursos foram úteis na vida profissional e pessoal, contam que fizeram uma viagem de turismo e conseguiram se virar falando espanhol. No de inglês, eles conseguem passar em proficiências nas instituições onde estão se propondo estudar. Tem sido muito gratificante, os números mostram que a aprovação da comunidade é bastante favorável para que esses cursos continuem acontecendo. A Pró-Reitoria de Extensão e o Centro de Ciências Humanas e Letras dão todo o apoio para a realização desses cursos”, informou Juliana Paz.

A pré-matrícula para os cursos são feitas no site da UFPI nos seguintes links: 

- Pré-matrícula do inglês, acesse aqui

- Pré-matrícula do espanhol, acesse aqui

Mais informações: via e-mail: whatsapp: 99982-2428 ou telefone: 3237-1213.

Fim do conteúdo da página