Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa da campanha Janeiro Roxo 2018 no estado
Início do conteúdo da página

UFPI participa da campanha Janeiro Roxo 2018 no estado

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

janeiro roxo.jpg

 

Um mês dedicado a sensibilizar a população do Piauí sobre a importância do diagnóstico precoce da Hanseníase, como mecanismo eficaz no controle da doença e no enfrentamento ao estigma com o qual algumas pessoas ainda veem a moléstia. As ações culminam no 31 de janeiro, Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) se une a outras instituições, órgãos e entidades no estado para promover ações e debates sobre a importância do combate à hanseníase. É a campanha Janeiro Roxo 2018 no Piauí, que tem realização também do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela hanseníase ( MORHAN ), do Hospital Universitário da UFPI, Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais de saúde ( Teresina, Parnaiba, Picos e Bom Jesus).

No Piauí, os números de casos da hanseníase seguem como motivo de preocupação. Um boletim epidemiológico, divulgado pela Coordenação Estadual de Controle à Hanseníase, informou que em 2017 o Piauí registrou 935 casos da doença, número superior ao ano de 2016, com a ocorrência de 911 registros.

Em Teresina, o Hospital Universitário da UFPI sedia das 8 às 12 horas a Tenda do Janeiro Roxo,com informações e esclarecimentos ao público sobre a doença. No dia 25 de janeiro, haverá I Workshop Estadual de Hanseníase – Janeiro Roxo, que reunirá secretários municipais de Saúde no Piauí, profissionais de saúde a áreas afins, estudantes de graduação e de pós-graduação, além da comunidade em geral. Será no Auditório da FACIME-UESPI.

Além de Teresina, as cidades de Parnaíba e Floriano recebem, também no dia 25 de janeiro, intensa programação do Forum em Hanseníase, em que serão apresentadas estratégias desenvolvidas no estado para o enfrentamento da doença, avaliação de ações do Projeto NIPPON/ OPPAS/ Ministério da Saúde, e a agenda de recomendações para Controle e Eliminação da Hanseníase no Piauí.

Em Floriano, umas das ações mais importantes do Janeiro Roxo ocorrem no Auditório do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI). Dia 30, às 9 horas, haverá a implantação do núcleo do Movimento Social de Integração a Pessoa com Hanseníase ( MORHAN). No mesmo dia, ocorre ainda o lançamento do Boletim Epidemiológico da doença na cidade. Professores e estudantes de cursos da área de Saúde, além de profissionais da área e a comunidade em geral são esperadas para o evento.

Na cidade de Picos, além da busca ativa de casos da doença em locais estratégicos, haverá também, no Auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, (CSHNB/UFPI), às 9 horas, roda de conversa com profissionais da Saúde e o lançamento do Boletim de Hanseníase de Picos.   

A campanha Janeiro Roxo 2018 no Piauí conta ainda com apoio da Universidade Estadual do Piauí ( UESPI ), Conselho Federal  de Enfermagem ( Coren-PI) e Associação Brasileira de Enfermagem ( ABEN).

Fim do conteúdo da página