Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coordenação de Letras Estrangeiras Inglês ganha primeira especialização lato sensu
Início do conteúdo da página

Estudantes da disciplina de Histologia e Embriologia para Enfermagem desenvolvem trabalho voltado para Divulgação Científica

Imprimir
Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 16h01

WhatsApp Image 2017 12 03 at 22.40.42

Capa do Livro produzido para disciplina de Histologia e Embriologia para Enfermagem

Com o objetivo de oferecer informações e compreensão para o público leigo sobre as etapas do desenvolvimento embrionário, fetal até o nascimento do bebê, de modo inovador, os estudantes da disciplina de Histologia e Embriologia para Enfermagem, ministrada pela Profa. Dra. Eunice Anita de Moura Fortes, desenvolveram um trabalho expositivo sobre o processo embrionário humano, denominado “A Gestação de Clarinha – da fecundação ao nascimento”.  

WhatsApp Image 2017-12-07 at 14.28.41.jpeg

Parte da equipe que organizou o livro "A Gestação de Clarinha" e a Profa. Dra. Eunice Anita de Moura Fortes.

O livrinho informativo foi fruto de pesquisas e uma forma de compartilhamento do conteúdo estudado pelos alunos durante as aulas de Embriologia. “Todo ano os alunos da disciplina desenvolvem este trabalho. Ele tem o objetivo de aliar a habilidade, a aptidão artística do aluno à teoria. A aplicação da teoria às atividades que a turma desenvolve é uma forma de deixar para a Universidade, para o Curso, um legado da turma”, explica a professora Eunice Anita de Moura Fortes.

WhatsApp Image 2017-12-07 at 09.33.28 (1).jpeg

Estudantes da Turma 84 do Curso de Enfermagem, outra parte de  alunos que contribuiram para  a produção do livro

Segundo a estudante Nayana Duarte, responsável pela coordenação geral e editorial do trabalho, a construção do trabalho expositivo foi uma atividade para divulgar a ciência. “A ideia foi realizarmos uma abordagem lógica e sistemática do estágio embrionário e fetal. Nós fizemos isso da forma mais eficaz possível, considerando vários aspectos, dentre eles, o público-alvo, pois existem públicos diferentes, com interesses distintos e com realidades próprias. Então, ao construirmos a história da “Gestação de Clarinha” pensamos em um público que queríamos atingir para falar sobre Embriologia e optamos em escrever para um público não especializado”, explica.

WhatsApp Image 2017-12-03 at 22.42.03.jpeg

Página que aborda informações científicas sobre o desenvolvimento embrionário

Mariana de Sousa Ferreira, uma das roteiristas do livrinho, fala que o livro "A gestação de Clarinha" foi um projeto trabalhoso, mas muito significativo. “Ao pensarmos nela, pensamos na contribuição da mesma com o aprendizado e o ensino de uma geração mais nova e com outros panoramas não, somente, o universitário. Estou muito feliz com o resultado e espero que gostem também. Quero muito agradecer a incansável contribuição dos meus amigos, que fizeram parte da construção disso tudo, e dizer que "o sonho idealizado com determinação se transforma em sonho realizado”", disse. 

WhatsApp Image 2017-12-03 at 22.41.53.jpeg

Página do Livro que brinca com situações e palavras, sem perder o respaldo científico

De acordo com José Alberto Lima Carneiro, um dos responsáveis pela criação do texto, o livro foi resultado do estudo sobre o desenvolvimento embrionário. “Nós pensamos com este livrinho brinca com situações e palavras, sem perder o respaldo científico e ajudar as pessoas a compreenderem esse fenômeno da vida (desenvolvimento embrionário). E isso só foi possível graças aos ensinamentos da professora Eunice e das mamães que nos ajudaram na construção da história da ‘Gestação de Clarinha’. Elas foram nossa principal inspiração”, finaliza. 

Fim do conteúdo da página