Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sistema de Bibliotecas da UFPI alcança a marca de quase 80 mil títulos

Sistema de Bibliotecas da UFPI alcança a marca de quase 80 mil títulos

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí, alcançou em 2012 a marca de quase 80 mil títulos em seu acervo, distribuídos na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) e em sete bibliotecas setoriais. A BCCB coordena as bibliotecas dos Centros de Ciências da Saúde, da Natureza e Agrárias e as dos campi de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Juntas, elas comportam 285.139 exemplares, entre publicações regionais, nacionais e estrangeiras.

De 2005 a 2011 foram investidos mais de R$ 6 milhões na compra de mais livros. Em 2012, 2.023 novos exemplares foram comprados. Segundo o diretor geral das bibliotecas, Geraldo Moura, a compra de material bibliográfico é efetuada a partir de listagens enviadas por professores, observadas as necessidades mais urgentes, tais como, instalação de novos cursos de graduação, projetos de pesquisa, áreas mais carentes, etc. "Os recursos são oriundos de dotação orçamentária e projetos institucionais a nível nacional", disse o diretor.

Este ano, a universidade recebeu 729 doações de exemplares de instituições nacionais e estrangeiras. As doações de publicação podem ser feitas através de pessoas, empresas ou instituições diretamente a Seção de Intercâmbio e Aquisição.

Com um pouco mais de 4mil m², a Biblioteca Central foi instalada em janeiro de 1973, resultado da fusão dos acervos existentes nas Bibliotecas das Escolas isoladas de Medicina, Odontologia, Filosofia, Direito e Administração.