Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Picos: Cerimônia do Jaleco da 2ª turma de Medicina do CSHNB

Picos: Cerimônia do Jaleco da 2ª turma de Medicina do CSHNB

IMG 0540

Ao ser aprovada para a segunda turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, a estudante Ianddrah Kelly Andrade Alexandre realizou o sonho de toda a família. Ela é natural de Jaicós, cidade que fica a pouco mais de 44 Km de Picos. “Era o sonho de todo mundo, ela teve muita força de vontade, já concluiu Enfermagem e agora está fazendo Medicina, graças a Deus. Ela vai fazer o curso praticamente dentro de casa, é muito bom. É uma vitória grande para mim e para família toda”, declarou o pai orgulhoso, Quelizer Alexandre.

Quelizer participou junto com a filha da Cerimônia do Jaleco, realizada na noite de sábado (18), no auditório do campus. Durante a cerimônia é feita a entrega da vestimenta que será utilizada pelos estudantes em atividades do curso e quando estiverem atuando como profissionais da saúde. O evento é organizado pela coordenação do curso e reúne professores, estudantes, familiares e amigos dos ingressantes. O professor Raimundo de Carvalho Reis Neto fez a palestra sobre a representação da cerimônia. Sobre esse momento, Ianddrah é enfática: “É o momento mais importante da minha vida. Lutei muito por isso, esperei bastante. Agora, é só estudar e pegar meu diploma. Pretendo ficar por aqui, fazer minha residência e trabalhar para a região”, disse a estudante.

IMG 0547

Estudante Ianddrah Kelly Andrade Alexandre com o pai Quelizer Alexandre

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, participou da cerimônia representando o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. Ela destacou o que representa para a Instituição essa cerimônia. “É um momento importante para toda a Universidade, mostra o crescimento da Instituição no interior, com um curso que tem um peso para a comunidade e está na segunda turma. A Cerimônia do Jaleco é o momento de apresentar para a sociedade os futuros profissionais que serão entregues daqui a seis anos. Trata-se tanto de um momento solene que mostra o desenvolvimento da Universidade e do Estado, como um momento bastante emocionante, por verificarmos a interação da família com o professor, coordenador de curso e com o estudante”.

IMG 0550

Segundo o Diretor do CSHNB, Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro, o curso de Medicina tem contribuído para o crescimento da região. “É um momento de celebração, porque o curso de Medicina fortalece o campus, mas também fortalece a macrorregião de Picos, porque outras instituições estão se equipando para recepcionar esses estudantes”, declarou.

Diretor do CSHNB, Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro

Um exemplo desse avanço na área da saúde foi citado pela coordenadora do curso, professora Patrícia Maria Santos Batista. O Hospital Regional Justino Luz (HRJL) fará a abertura de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta segunda-feira (20). “Vimos que aconteceu em todas as cidades e regiões que iniciaram um curso de Medicina que o próprio curso é um propulsor de uma reorganização da saúde pública e privada daquela região. Aqui não está sendo diferente. Sempre dissemos que o curso iria trazer melhorias e mudanças e temos provas disso. A UTI era um sonho de 40 anos da nossa região e que vai se consolidar. Não tenho dúvida que o curso de Medicina aqui na cidade de Picos contribuiu demais para que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) entendessem a importância e urgência em trazer a UTI, além do HRJL ser um hospital de assistência para toda região, ele também é cenário de prática para as universidades que aqui estão”, disse.

IMG 0546

Coordenadora do curso de Medicina, professora Patrícia Maria Santos Batista

O curso de Medicina do CSHNB começou a funcionar no segundo semestre de 2016, com a oferta de 30 vagas por ano. Atualmente, conta com 16 docentes.