Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Restaurante Universitário é o benefício mais abrangente da UFPI

Restaurante Universitário é o benefício mais abrangente da UFPI

Com o propósito de fornecer refeições balanceadas e de baixo custo à comunidade universitária, a central de Restaurantes Universitários (RU) da Universidade Federal do Piauí proporciona aos alunos muito mais que a garantia de uma boa alimentação, mas a oportunidade de permanecerem na instituição e concluírem seus estudos.

Servindo uma média de 175 mil refeições por mês, mais do que alimentar os estudantes com qualidade e preço acessível, o RU é o benefício de assistência estudantil mais abrangente da UFPI. "Nós consideramos o Restaurante Universitário como o maior benefício de assistência estudantil, atendendo à comunidade acadêmica indiscriminadamente, garantindo a certeza de uma alimentação de qualidade a um preço bastante acessível", afirma Jaudimar Menezês, coordenadora do Departamento de Nutrição e Dietética.

A pró-reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Marise Santos, explica que o órgão é responsável por assessorar a reitoria no planejamento e execução da política de Assistência Estudantil e Comunitária na UFPI, buscando a igualdade de oportunidades para os alunos. Para isso contam com as Coordenadorias de Assistência Comunitária (CACOM), e de Nutrição e Dietética (CDN), e seus respectivos serviços, nos quais consideram o RU como sendo o mais abrangente de todos os benefícios.

Assim como a UFPI, o RU também teve um grande crescimento nos últimos anos. Em 2005 o RU servia em média 204 mil refeições, em 2010, esse número subiu para 998 mil e em 2011 foram servidas 1.276.184 milhões de refeições. O relatório de 2012 ainda não foi concluído, mas de acordo com a coordenadora Jaudimar Menezês, tinha tudo para superar essa marca, caso não tivesse ocorrido a greve dos servidores.

Esse aumento no número de refeições servidas é resultado da política de expansão da UFPI, que de 2004 até 2012 já construiu mais cinco restaurantes universitários. No momento, o Restaurante Universitário atende em três unidades no campus de Teresina. No Campus Universitário de Parnaíba, a comunidade conta com uma unidade do RU. O Campus Helvídio Nunes Barros, em Picos, também é atendido com uma unidade do restaurante, bem como o Campus Prof.ª Cinobelina Elvas, em Bom Jesus. A unidade mais recente foi entregue no Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano, que ainda passa pelos últimos ajustes.

De acordo com o estudante Fernando Freitas, aluno do curso de Física da UFPI, um dos grandes diferenciais que o RU apresenta é o preço. "Por se tratar de um preço acessível, compensa tanto para mim quanto para muitos alunos que moram longe permanecer na universidade, já que gastaríamos muito mais do que o valor da ficha do RU para ir comer em casa. Além do que, podemos contar com refeições variadas todos os dias", afirma.

Segundo a nutricionista Jaudimar Menezês, os cardápios de todos os RUs, tanto da capital como do interior, seguem o mesmo padrão: um tipo de carne, arroz, feijão, acompanhamento de farofa, salada, uma sobremesa (fruta). "O cardápio é planejado para que, além dos nutrientes necessários a uma alimentação balanceada, ele tenha uma boa apresentação e seja atraente". Ela explica ainda que está em andamento um projeto de inserção de suco, mas isso deverá acontecer de forma gradativa, já que os profissionais de nutrição não aconselham a ingestão de líquidos durante as refeições.

Localização: Campus Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina/PI

• Unidade I: Bloco 14, próximo à PRAEC.
• Unidade II: Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Central.
• Unidade III: Centro de Ciências Agrárias, próximo ao Colégio Agrícola.

Horários de funcionamento:

• Segunda a sexta-feira:
Almoço: de 11h às 13h30
Jantar: de 17h às 19h

• Sábado:
Almoço: de 11h às 13h

Valor da alimentação:

• Alunos do Bolsa Alimentação - R$ 0,00
• Alunos que não possuem bolsa (mediante apresentação da carteira de estudante ou comprovante de matrícula) - R$ 0,80
• Funcionários e terceirizados (mediante apresentação de crachá ou contracheque) - R$ 1,25
• Inscritos no Programa Trabalhadores Autônomos - R$ 0,00
• Estudante do Colégio Agrícola de Teresina - R$ 0,00