Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CNPq aprova projeto de Nanotecnologia para o Tratamento do Câncer
Início do conteúdo da página

CNPq aprova projeto de Nanotecnologia para o Tratamento do Câncer

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Prof. Dr. Paulo Michel Pinheiro Ferreira (Departamento de Ciências Biológicas, CSHNB, Picos), membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPI, foi contemplado na figura de Pesquisador-Colaborador, na Chamada Jovens Pesquisadores (MCTI/CNPq nº 16/2012) com a aprovação do projeto intitulado Nanotecnologia para o Tratamento do Câncer (Nano-Anticâncer) no valor de R$ 272.318,50 em trabalho conjunto com os Departamentos de Física (Prof. Dr. Ewerton Wagner Santos Caetano) e Fisiologia e Farmacologia da UFC (Prof.ª Dr.ª Cláudia do Ó Pessoa).

O objetivo principal da proposta é a preparação de uma série de protótipos nanopartícula-droga para entrega seletiva de fármacos usados no tratamento de dois tipos de câncer, especificamente leucemia e câncer de próstata, usando técnicas de caracterização físicas e químicas, simulações computacionais em diversos níveis (docking, clássico, semiempírico, quântico), além de ensaios in vitro e in vivo, para a compreensão e o desenvolvimento de sistemas nanométricos conjugados com as drogas anticâncer.

O projeto Nano-Anticâncer pretende dar continuidade e desenvolver suas atividades de pesquisa num contexto de integração de vários ramos científicos (Física, Química, Bioquímica, Farmacologia e Toxicologia) envolvendo técnicas e ferramentas no estado da arte na área de síntese de nanopartículas, caracterização experimental, emprego tanto de drogas anticâncer convencionais como novas drogas ainda em fase de estudo inicial e simulações computacionais, com grande potencial de inovação e formação de recursos humanos com competência multidisciplinar para a produção de aplicações nanotecnológicas na área do tratamento do câncer, além de contribuir para o aperfeiçoamento e a consolidação de grupos de pesquisa na região Nordeste.

 

Fim do conteúdo da página