Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Brunch Musical: alunos de projeto de extensão fazem apresentação artística

Brunch Musical: alunos de projeto de extensão fazem apresentação artística

Café-da-manhã ao som de músicas natalinas marcou o encerramento das atividades do período 2012 do programa de extensão "Laboratório de Performance Artística", coordenado pela maestrina e professora do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA) da UFPI Alba Christina Bomfim. O Brunch Musical foi realizado na manhã desta terça-feira (11), na Sala de Dança do DMA, com apresentação dos grupos "UFPI Cello Ensemble" e "Coral Acadêmico da UFPI", compostos por alunos que participam do programa de extensão.

O programa "Laboratório de Performance Artística" foi implementado no segundo semestre de 2012 e atende atualmente 220 alunos, da comunidade em geral e da graduação em Música da UFPI. O projeto Coral Acadêmico da UFPI, que está inserido nesse programa, tem a finalidade de desenvolver a musicalidade e realizar integração social. Aos alunos de Licenciatura em Música, que participam do projeto, é oferecida também a capacitação profissional por meio do Laboratório de Orquestra.

O repertório apresentado pelos alunos foi ensaiado em pouco mais de um mês. O Coral apresentou quatro peças com temáticas natalinas: Nasceu-nos um menino, O Primeiro Natal, Noite Feliz e Deck the hall. Novas apresentações estão marcadas para a Semana Pedagógica, sob a regência do maestro Ernani Aguiar.

Coral Acadêmico da UFPI, formado por membros da comunidade, alunos e servidores da UFPI

Ao som dos cellos, a plateia ouviu: Twinkle, twinkle; Row, row, row; Frère Jacques; G. Mahler Symphony n°. 1, mov. 3; French Folk Song, J.B.Breval : Concertino em Dó Maior, Popper: Estudo n° 11.

Grupo "UFPI Cello Ensemble", formado pelos alunos Caio Michel, Regina Celis e Wanderson Reis

O programa busca contribuir para a formação de um artista completo oferecendo aos participantes oficinas, cursos, eventos e etc em várias áreas das Artes como: música, artes visuais, dança e teatro. "O objetivo desses laboratórios é capacitar o artista, mesmo dentro de sua especificidade, para o que o mercado está pedindo. E o mercado precisa de um artista completo, que saiba se colocar no palco, que não tenha medo da plateia e que seja capaz de levar sua mensagem aonde ele estiver para um público diverso", explicou a coordenadora do Projeto, que tem mais de 20 anos de experiência musical.

Prof.ª Alba Christina Bomfim, coordenadora do projeto de extensão "Laboratório de Performance Artística"

Prof.ª Alba Bomfim preparando os alunos para a apresentação

Professores e estudantes da UFPI participam do projeto Coral Acadêmico como alunos. A Prof.ª Dr.ª Andréa Scabello, do curso de Arqueologia, é uma das integrantes do coral e vê esse projeto como uma oportunidade de interagir com outras pessoas e acredita na importância fundamental da Arte dentro da universidade. "A Arte deve fazer parte da vida de todo mundo. Acredito que as pessoas seriam mais felizes se cantassem", disse.

Aluno do 6° período do curso de Licenciatura em Música da UFPI, Bruno Cardoso, apresentou-se junto com o Coral Acadêmico e falou sobre a experiência musical que vem adquirindo no Projeto. "Além do engrandecimento pessoal, participar do Projeto está ajudando a desenvolver minha desenvoltura no palco", disse o acadêmico que ressaltou ainda a importância da experiência do coral como conhecimento musical.

Bruno Cardoso, aluno do 6° período de Música, participa do Coral Acadêmico da UFPI

Aos 50 anos de idade, Assunção Paz e Silva sempre busca participar dos projetos de extensão oferecidos pela UFPI. Ela já participou de cursos de Português e Informática oferecidos pela universidade. "Fiquei sabendo do projeto pelo edital publicado no site da UFPI e vim imediatamente fazer minha inscrição porque eu amo música. Participo de corais desde pequena, mas aqui estou tendo a oportunidade de aprender muito como a postura no palco e a importância dos exercícios vocais feitos antes das apresentações. Estou achando maravilhoso e quero parabenizar a UFPI pelos projetos", disse Assunção, que já faz planos para ser aluna do curso de Música da UFPI.

Assunção Paz e Silva já participou de outros projetos de extensão oferecidos pela UFPI

Como participar

O programa de extensão "Laboratório de Performance Artística" é aberto à comunidade em geral e acadêmica. Os interessados em participar devem realizar inscrição na secretaria do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA/UFPI), sala 402 do Centro de Ciências da Educação, Campus Ministro Petrônio Portella, no período de 17 de dezembro de 2012 a 17 de janeiro de 2013, telefone: 3215-5816, com os funcionários Maria José e Breno.

Projeto de extensão "Laboratório de Performance Artística"

Coordenação: Prof.ª Alba Christina Bomfim (Laboratório de Orquestra e Coral Acadêmico da UFPI)
Sub-Coordenação: Prof.ª Zozilena Froz (Artes Visuais)
Participação: Juliana Bastos (Laboratório de Passagem Sonora)