Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realizou palestra "Desafios e Avanços do Sistema CEP/CONEP"

UFPI realizou palestra "Desafios e Avanços do Sistema CEP/CONEP"

professor.jpg

Prof. Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio, Coordenador Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), junto ao Comitê de Ética da instituição, realizou na manhã da quarta-feira (11), a palestra “Desafios e Avanços do Sistema CEP/CONEP”, que contou com a presença do Coordenador Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Prof. Dr. Jorge Alves de Almeida Venâncio.

A palestra teve objetivo de promover treinamento dos membros relatores que compõem os quadros dos comitês de ética da UFPI, credenciados junto à CONEP, no trabalho de apreciação ética de projetos de pesquisa, desenvolvidos na Universidade. A ideia foi esclarecer dúvidas que os membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), de todos os campi da UFPI, incluindo o CEP do Hospital Universitário (HU), tivessem na hora de analisar os projetos que chegam às comissões.

Para a Profa. Dra. Daniela Reis Joaquim de Freitas, vice-coordenadora do CEP no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, a vinda do Coordenador Nacional de Ética em Pesquisa importante para a troca de informações com as equipes da UFPI.

“A visita do professor Jorge Venâncio é suma importância, porque ele é um dos membros principais da CONEP, e vindo aqui ele pode esclarecer todas essas dúvidas e uma série de pontos polêmicos da hora de executar projetos que envolvam a pesquisa em ética humana”, pontua.

profe anfitriao.jpg

O Prof. Dr. Herbert de Sousa Barbosa, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Campus da UFPI em Teresina, destacou que a vinda do professor Venâncio funcionou como um treinamento, em que foi possível discutir pontos importantes e tentar sanar dúvidas para que o comitê possa trabalhar de forma mais alinhada possível ao regimento da CONEP e ajudar os pesquisadores. “O Comitê de Ética na Universidade tem função instrutiva, ela busca orientar nossos pesquisadores quando os mesmos necessitam de apreciação ética em seus projetos de pesquisa”, conclui.

geralda.jpg