Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Ciências Sociais conquista nota cinco no ENADE e no CPC

Curso de Ciências Sociais conquista nota cinco no ENADE e no CPC

O Chefe do Departamento de Ciências Sociais, Prof. Dr. Francisco Mesquita de Oliveira e a Coordenadora do Curso de Ciências Sociais, Profª. Drª. Ana Beatriz parabenizam todos os docentes, discentes e funcionários atuantes no Curso de Ciências Sociais da UFPI - Bacharelado, pela conquista do conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) e no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do MEC, ano 2011, divulgado no dia 06 de dezembro de 2012. Indicadores estes atribuídos pelo MEC como conceitos máximos de excelência da qualidade do ensino superior.

Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% da nota. O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador que avalia as IES e é resultado da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação e do conceito da Capes aplicado aos programas de pós-graduação.

"Nosso indicador de excelência sugere estarmos no caminho certo e coloca o desafio de mantê-lo, aperfeiçoando ainda mais os cursos de graduação e de pós-graduação da área das ciências sociais. Parabéns aos docentes engajados nos programas de pós-graduação de Ciência Política, Antropologia e Arqueologia e Sociologia, por contribuírem com o indicador da pós-graduação na conquista do conceito de excelência do curso de Ciências Sociais. Os alunos do curso são os maiores merecedores dessa conquista, por desfrutarem de um conhecimento de alto nível e envolverem-se tenazmente nas atividades do departamento.", disse Francisco Mesquita.