Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI comemora a elevação de seu IGC para faixa 4

UFPI comemora a elevação de seu IGC para faixa 4

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia ligada ao Ministério da Educação e responsável pelos processos avaliativos educacionais, divulgou nesta quinta-feira (06) os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 das Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.

Das 2.136 IES participantes do ciclo avaliativo-2011, somente 10,2% delas ficaram com Índice Geral dos Cursos (IGC) acima de 3. E a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está incluída entre as 190 Instituições (8,9% do total) que ficaram com conceito 4. A comunidade "ufpiana" comemora a elevação do seu IGC da faixa "3" obtido em 2010 para a faixa "4", em 2011. Ressalta-se que a elevação do IGC é uma das aspirações mais frequentes entre os que fazem o ensino superior no Brasil, uma vez que esse indicador, por atestar a qualidade de uma Instituição, permite alcançar um patamar capaz de galgar benefícios oriundos de políticas afirmativas do MEC e elevação da matriz de financiamento das instituições públicas.

O IGC corresponde ao indicador de "ranking" das IES e é formado pela média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação (que é denominado Conceito Preliminar do Curso - CPC) e de pós-graduação stricto sensu (conceitos CAPES). O CPC, por sua vez, é formado pela média do curso obtida no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE (correspondendo ao desempenho na prova, que tem peso 60%), acrescido das respostas ao questionário do estudante (peso de 20%), ponderada com dados dos insumos oriundos do Censo da Educação Superior (também com peso de 20%).

Os conceitos ENADE são dispostos nas faixas de "1" a "5", sendo que o "5" reflete o padrão máximo de qualidade em cursos de graduação no Brasil (muito bom); o "4" corresponde ao conceito "bom" e o "3" indica que é "satisfatório", atingindo o referencial de qualidade requerido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os conceitos "1" e "2" são insatisfatórios e ensejam a imediata elaboração de um "Plano de Melhorias" seguido de protocolo de renovação de reconhecimento e recebimento de visita de comissões do INEP.

O IGC é divulgado anualmente no ato da liberação dos resultados do ENADE, que é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e cujos conteúdos e habilidades requeridos integram as diretrizes curriculares nacionais de cada área.