Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > BIOTEC tem projeto internacional aprovado pelo CNPq

BIOTEC tem projeto internacional aprovado pelo CNPq

O Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (BIOTEC) do campus de Parnaíba, da Universidade Federal do Piauí, conseguiu a aprovação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o projeto Nanobiotec: Aplicações da Espectrometria de massa e Bionanotecnologia na identificação de marcadores moleculares e métodos diagnósticos Aplicados a Doenças infectocontagiosas, proposto pelo Professor Dr. José Roberto de Souza de Almeida Leite. O projeto será executado em colaboração com o Centro de Biotecnologia da Patagônia, Argentina (CENPAT).

Com o projeto serão ministrados cursos de extensão avançado para pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O conteúdo programático dessas aulas abordará técnicas, como: formação de filmes finos automontados; micro-balanças eletroquímicas/imunossensores e LC-MSMS, com o intuito de difundir o conhecimento destas metodologias para o estudo dos marcadores moleculares e métodos diagnósticos. Além da ampliação do conhecimento sobre peptídeos antimicrobianos da biodiversidade do Brasil e da Argentina será ampliado.

Um dos fatores que possibilitou a aprovação do projeto foi a aquisição do sistema de micro-balança eletroquímica implantado no BIOTEC/UFPI, anteriormente por outro projeto financiado pelo CNPq. "Para concorrer a este edital de pesquisa, o laboratório tem que oferecer sua estrutura multiusuária para a realização de um curso internacional onde tenham professores Argentinos e Brasileiros e oferecer vagas a estudantes de pós-graduação a vários países da América do Sul, o curso é organizado após a aprovação do projeto com a ajuda do Ministério da Ciência e Tecnologia dentro do programa CBAB", afirmou o Professor Dr. José Roberto Leite.

As pesquisas desenvolvidas pelo BIOTEC, em parceria com o CBAB ganharão uma maior visibilidade e credibilidade. "Além da pesquisa em colaboração poderemos transferir tecnologias a outros grupos na forma destes cursos de extensão avançados. Neste projeto o curso estará relacionado a aplicação da nanobiotecnologia para identificação de marcadores em doenças negligenciadas", enfatizou o professor.

Recursos

O valor aprovado pelo CNPq para o projeto é de R$ 58.000 (cinquenta mil reais). Os recursos serão utilizados para o custeio de material de consumo como reagentes para o desenvolvimento do projeto entre as duas instituições envolvidas (BIOTEC/UFPI e CENPAT, Argentina) e a realização do curso avançado de extensão, onde o projeto arcará passagens de docentes dos dois países e estadia para alunos de pós-graduação do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, dentro da lógica dos cursos do CBAB.