Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Setembro Amarelo: encerramento terá palestra, mesa-redonda e caminhada pela vida

ENCERRAMENTO

O encerramento da campanha “Setembro Amarelo na UFPI: valorização da vida e prevenção do suicídio”, promovida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), será nessa quarta-feira (27), com palestra, mesa-redonda e caminhada pela vida.

O evento terá início às 14h, no Cine Teatro da UFPI, com a palestra “Relação entre Automutilação e Suicídio”, ministrada pelo Dr. Carlos Henrique de Aragão Neto, psicólogo clínico, com formação e especialização em Tanatologia, formação em luto, mestre em Antropologia pela UFPI e doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB).

Após a palestra, acontece a mesa-redonda “Conversando sobre Suicídio”, com a participação do Prof. Luizir de Oliveira, pós-doutor pela PUCRS, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e professor do Departamento de Filosofia da UFPI (Temática: Suicídio, uma questão (também) filosófica); Profa. Márcia Astrês, doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo, professora do Departamento de Enfermagem da UFPI e coordenadora do Projeto de Valorização da Vida e Prevenção ao suicídio: Ser, Saber, Ouvir, Viver (Extensão/UFPI); Prof. Benedito Carlos de Araújo Júnior, doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do Departamento de Sociologia da UFPI (Temática: Suicídios em Teresina no Século 21); e Dr. Ralph Webster Cavalcante Trajano, psiquiatra, diretor geral do Hospital Areolino de Abreu, vice-presidente da Associação Psiquiátrica do Piauí e preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da UFPI. A mediação será feita por Carlos Eduardo Leal, psicólogo e chefe do Serviço de Apoio Psicológico da UFPI/PRAEC, representante da UFPI no Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio.

A Caminhada pela Vida será após o encerramento do evento no Cine Teatro, com distribuição de laços amarelos no pórtico da UFPI e participação da Atlética Garra.

Desde 2014, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) apoia a Campanha Setembro Amarelo com a realização de ações junto à comunidade universitária em todos os campi. Em 2017, foram programadas rodas de conversa, palestra, mesa-redonda e a caminhada pela vida. As ações contam com a parceria de professores, estudantes e pesquisadores da UFPI, Centro de Valorização da Vida (CVV) e PROVIDA, serviço gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.