Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Jornada Acadêmica de Odontologia se consolida como grande evento científico do estado

JORNADA ODONTO.jpg

Ao entrar no Hall de recepção do Gran Hotel Arrey era nítida a correria em meio a paredes brancas e altas, pessoas se locomoviam em direção aos auditórios, meio escuros e com temperatura agradável. Mas, o que era realmente mais perceptível neste ambiente eram os olhares atentos, prestativos e focados, o silêncio dentro dessas salas era quase como um respiro. Todo esse cenário ocorreu no período de quarta-feira (20) a sexta-feira (22), quando participaram mais de 500 pessoas da comunidade acadêmica de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Piauí e profissionais da área de Odontologia da Jornada Acadêmica de Odontologia (JAO).

JORNADA ODONTO-16.jpg

Um dos auditórios com momento de palestra

Em sua décima quinta edição, a Jornada Acadêmica Odontologia (JAO) em anelo com a quarta Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), proporcionou três dias de produção e disseminação de conhecimento científico para estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área da Odontologia, promovendo palestras, rodas de discussões, mini cursos técnicos e apresentações de trabalhos científicos.

Nesta edição, a JAO contou com mais de 200 inscrições de trabalhos científicos, dentre estes, 80 foram de apresentações de estudantes de iniciação científica.

A JAO acrescentou em sua estrutura sistemática, visando implantar e desenvolver a internacionalização, a apresentações de artigos científicos em inglês. A presidente da comissão científica da JAO, Profa. Dra. Marina de Deus Moura de Lima, fala da necessidade deste passo. “Contamos com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, este ano com inovação fizemos apresentações de trabalhos científicos em inglês, então, os alunos apresentaram em inglês e foram questionados em inglês, assim, buscamos uma internacionalização do evento”, ressaltou.

JORNADA ODONTO-6.jpg

Presidente da Comissão Cientifica da JAO, Profa. Dra. Marina de Deus M. de Lima

O evento faz parte do calendário científico não só da UFPI, mas parte do cronograma científico da odontologia do estado do Piauí. A Coordenadora do evento, Profa. Dra. Lúcia de Deus, ressalta da integração da JAO no âmbito científico odontológico e a atuação dos estudantes nessa construção. “A Jornada Acadêmica realmente já é um evento científico consolidado na classe odontológica. Esse ano, a adesão foi enorme, onde tivemos mais de 500 inscritos, fazendo um comparativo com a jornada anterior que tivemos 350 participantes. Todo o mérito da organização do evento deve-se a comissão acadêmica que não mediram esforços para que hoje pudéssemos consolidar um evento de tamanha magnitude,” afirmou.

JORNADA ODONTO-5.jpg

Coordenadora do evento, Profa. Dra. Lúcia de Deus

Professores renomados, como o Prof. Dr. Cláudio Heliomar da Silva, professor de Dentística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contribuiu no evento, ministrando curso sobre “Estética em Odontologia" e o Prof. Dr. Fabrício Bitu, da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrou curso sobre "Pacientes Especiais". Além disso, a Jornada promoveu Hands On, como o de "Primeiros Socorros", assim como pré-eventos e curso de Fotografia Odontológica que foram novidades este ano.

A presidente da comissão acadêmica do evento, a estudante do 9º período do Curso de Odontologia da UFPI, Joyce Samandra Moura, relata a experiência com a JAO e ressalta sobre o que o evento contribuiu em sua vida. “Há três anos participo da jornada com outras funções, não como presidente. A jornada tem contribuição enorme para o acadêmico, ela nos estimula na área da pesquisa, na produção de trabalhos e em organização de eventos. Trabalhar com pessoas, ter essa relação interpessoal somados com os conhecimentos obtidos durante o evento é algo que irei levar de forma positiva para minha vida profissional e pessoal”, comentou.

JORNADA ODONTO-9.jpg

Presidenta da Comissão Acadêmica do evento, Joyce Samandra Moura

O evento conta com a participação de estudantes das diversas instituições de ensino superior do Piauí públicas e privadas. As alunas participantes do evento, do bloco 7 de Odontologia/DevryFACID, Mariana Araújo e Monik Cavalcante falaram da vivência no evento. “Estou no segundo ano de participação na JAO, este ano estou apresentando trabalho, e esta semana foi bastante proveitosa, pude participar de diversos cursos e ter acesso a conhecimentos. É muito importante para buscar informações de quadros clínicos que não temos acesso, além de apresentar nossos trabalhos”, relatou Mariana Araújo.

“Esses dias foram proveitosos com palestras, apresentações e cursos que agregam conhecimento para minha vida profissional. A primeira vez que estou apresentando trabalho aqui, os professores da banca fazem críticas bastante construtivas para nossa formação enquanto acadêmicos e para produzirmos trabalhos melhores,” citou Monik Cavalcante.

JORNADA ODONTO-12.jpg

Ao centro, a participante do evento Mariana Araújo e do seu lado direito, Monik Cavalcante

Mais Fotos

JORNADA ODONTO-3.jpg