Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUEPES/UFPI realiza abertura do curso de Especialização voltado para o Programa Nacional Mais Médicos

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a abertura do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade para profissionais do Programa Mais Médicos. O curso é uma realização do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), que envolve o Ministério da Saúde (MS), a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

evento odonto

O Prof. Dr. Francisco Costa foi o palestrante do dia

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Diretor Geral de Estudos de Águas e Esgotos do Piauí, Prof. Dr. Francisco Costa; pela representante do UNA-SUS, Dra. Maria das Graças Medeiros; Dr. Luiz Fernando Mendes, representante do Ministério da Saúde; Dr. João Victor da Silva Barbosa, referência no MS do Programa Mais Médicos; e pela representante do OPAS, a médica cubana, Dra. Rayna Margarida.

Segundo a coordenadora pedagógica do curso, que será dividido em três encontros, Profa. Dra. Lis Marinho, a formação visa a capacitação dos profissionais a respeito da atenção primária em saúde. "Os médicos são formados numa lógica acadêmica muito hospitalocêntrica e, à medida que eles fazem o curso, vão compreendendo a política pública do SUS, a política da atenção básica. Vão conhecendo os eixos principais da atenção primária, protocolos do Ministério da Saúde e a lógica de redes de atenção. Esse curso dá um balizamento geral sobre o SUS e sobre a ordenadora do sistema de saúde do Brasil, que é a atenção primária, sua porta de entrada", explica a coordenadora.

A palestra de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Francisco Costa. De acordo com o docente, o programa nacional Mais Médicos tem por finalidade facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, fornecendo assistência de excelência, em melhor tempo, com menor custo e, no Piauí não é diferente. "Nós temos no programa médicos brasileiros formados no país e médicos que vieram de outros países, principalmente, de Cuba, os intercambistas ou cooperados. O objetivo deste curso é que possamos através do SUS, que tem uma capilaridade muito grande, nivelar essa forma de acompanhamento, de atenção primária à saúde para que possamos ter uma melhoria na qualificação desses profissionais e, acima de tudo, um nivelamento, para que um paciente que é atendido no extremo sul do Piauí e, também no extremo norte, possa ter a mesma qualidade com toda a abrangência que é possível ter com essa atenção primária da saúde", pontua.

nuepes

Médicos participam da palestra inaugural do curso de especialização em Saúde da Família e Comunidade