Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Artes Visuais recebe artistas de referência na arte da cologravura

Curso de Artes Visuais recebe artistas de referência na arte da cologravura

Na tarde dessa terça-feira (19), os alunos da disciplina Gravura, do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí, ministrada pela Profa. Iolanda Carvalho, receberam a visita dos professores artistas, Alain Moreira Lima e Flávio Alencar, de São Luís (MA), referências na arte da cologravura.

palestr artes

Palestra aconteceu na disciplina de Gravura

A técnica da cologravura consiste na colagem de material alternativo e reciclado em uma matriz que pode ser de papelão, madeira, plástico ou até mesmo metal. Depois de entintada e tirado o excesso de tinta, vai à prensa com papel umedecido. Por permitir o uso de diferentes materiais, a cologravura caracteriza-se como uma técnica versátil, apresentando resultados surpreendentes.

Segundo o professor artista Alain Moreira Lima, que há mais de 30 anos trabalha com artes plásticas, e é um dos percursores da cologravura no Brasil, o encontro foi muito proveitoso, principalmente, por perceber o interesse dos alunos pela arte no papel, que segundo ele, ainda é uma arte não valorizada no país.

“O convite surgiu através da Iolanda Carvalho. Há muito tempo nós estamos convivendo nessa prática de troca de informações de arte. E a Iolanda é uma artista reconhecida em vários lugares. Venho acompanhando as exposições dela, o trabalho que ela desenvolve com a xilogravura, e isso representa uma resistência muito grande, porque é uma arte que não é valorizada. A arte no papel no Brasil não é valorizada, e eu também trabalho na área, com a cologravura, que também é no papel. São técnicas diferentes, mas elas têm muito a ver em princípio. Então, surgiu essa oportunidade de mostrar, de falar sobre esse trabalho com os alunos, e eu gostei muito. É uma turma muito interessada e para nós é uma satisfação ter uma turma grande como essa com interesse na arte no papel”, destaca.

palestra artes 2

Professor artista Alain Moreira Lima explica sobre a técnica da cologravura

O professor artista Flávio Alencar, que foi aluno de Alain Moreira Lima e através dele teve o primeiro contato com a cologravura, considerou que o encontro cumpriu o seu papel, que é fazer acontecer discussões sobre a arte. “Nós começamos uma parceria no projeto Gravar número 3, e desde então trabalhamos com a difusão da cologravura. E trazer a discussão da técnica a nível acadêmico é sempre uma responsabilidade maior, e o encontro de hoje foi incrível, pois nós encontramos uma turma que abraçou a ideia, os alunos são muito dedicados, se interessaram pela técnica, ficando a vontade de voltar e continuar a fazer a oficina. O curso se propõe a formar artistas, e os artistas precisam dessa imersão com outros artistas. Essa troca de informações é fundamental, tanto das técnicas quanto das ideias, das discussões mesmo acerca da arte, e todas elas aconteceram aqui hoje. Foi muito proveitoso e espero que tenhamos outras oportunidades de fazermos mais encontros como esse”.

professores artes

Professores artistas Flávio Alencar, Iolanda Carvalho e Alain Moreira

A professora Iolanda Carvalho, que ministra a disciplina de Gravura e convidou os artistas para a palestra, explica a importância de encontros como esse para a troca de conhecimentos. “Nós entendemos que há uma necessidade muito grande de trazermos pessoas de outros lugares para trazer novas ideias, discussões, descobertas e compartilhar com o grupo da mesma forma que essa pessoa vai levar também o nosso conhecimento, as nossas experiências e memórias. Eu vejo isso como algo muito importante para o nosso Departamento, para a sala de Gravura. Fico muito feliz em ter esses amigos tão competentes na área, no domínio do conhecimento da arte, e que também são pesquisadores, contribuindo com a UFPI e com o Departamento de Artes Visuais”.

alunos artes

Alunos de Gravura assistem à palestra sobre cologravura

Para a aluna do 4º período do Curso de Artes Visuais, Yasmin Guimarães, o encontro foi uma oportunidade única. “O Alain é um artista único, porque só ele faz cologravura por aqui. E ter a oportunidade de sentar em uma mesa em volta dele e escutar tudo que ele tem a dizer, as experiências, e o quão grande ele é não apenas como artista, mas como pessoa, não tem como descrever. Foi uma oportunidade incrível, e eu acredito que nem todo mundo tem essa chance, por isso nós aproveitamos ao máximo, e pedimos logo um workshop, uma oficina, para trazermos essa oportunidade para outras pessoas, que com certeza também irão apreciar o trabalho dele. Foi uma troca de conhecimento incrível”, disse.