Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital Veterinário da UFPI comemora 14 anos

Hospital Veterinário da UFPI comemora 14 anos

DSC_1207.jpg

Aconteceu na manhã desta terça-feira (12), a cerimônia de comemoração dos 14 anos do Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí (HVU/ UFPI). O evento aconteceu no auditório do HVU/UFPI, localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA), com um café da manhã com o intuito de homenagear o hospital, e os veterinários e estudantes do Curso de Medicina Veterinária em comemoração ao dia do Médico Veterinário que foi no último sábado (9).

DSC_1165.jpg

Estiveram presentes no evento, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macêdo de Sousa; o Pró-Reitor de Administração, Lucas Araújo; a Pró-Reitora de Extensão (PREX), Profa. Dra. Cleania de Sales Silva; o Diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. Luiz Carlos Sales; o Superintende da Fundação de Apoio da UFPI, Prof. Dr. Lívio Cesar; representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e a Diretora de Administração Acadêmica, Lucyana Olievira Barbosa; o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Marcus Vinícius Monteiro Barbosa; além de médicos veterinários, professores e estagiários do HVU.

DSC_1198.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, explica a importância do HVU para a comunidade e a formação de profissionais

A Vice-Reitora Nadir Nogueira destacou a excelência na prestação de serviços e na formação e qualificação dos profissionais que atuam no HVU, e os investimentos feitos pela atual gestão na ampliação da infraestrutura, como a implantação do Laboratório de Diagnóstico por Imagem, e na contratação de novos profissionais. “São 14 anos de prestação de serviço de extrema qualidade. O HVU tem um caráter, também, de formação e qualificação de recursos humanos, temos aqui a formação do veterinário e, depois, a qualificação desse profissional à medida que oferecemos residências médicas em diversos campos de atendimento da área de veterinária. São 14 anos de muita luta e de muitas conquistas. Na nossa gestão, contratamos cerca de 6 veterinários somente para o serviço, lembrando que esse hospital tem um caráter diferente, ele funciona 24 horas, é um dos poucos HVUs do país que oferece atendimento 24 horas, serviço de ambulância e cemitério. A UFPI está de parabéns, a gestão está de parabéns e queremos parabenizar, também, o veterinário pela passagem do seu dia, comemorado em 9 de setembro”, frisou.

.

DSC_1172.jpg

Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macêdo, destaca as pricipais conquistas adquiridas durante esses anos

O Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macêdo, que está na gestão desde o início do Hospital, falou sobre as conquistas do HVU durante 14 anos de existência. “Nós somos o único hospital veterinário das universidades federais que atende 24 horas no país. Outros avanços que conquistamos durante esses anos foi a internação 24 horas, a ambulância e o cemitério para animais. Com a gestão do Reitor José Arimatéia Dantas foram contratados 6 médicos veterinários e isso melhorou a qualidade do nosso atendimento para pequenos e grandes animais”, declarou.

DSC_1229.jpg

Prof. Dr. Francisco Solano Feitosa, docente do Curso de Medicina Veterinária, enfatiza o apoio que o HUV oferece

O Prof. Dr. Francisco Solano Feitosa, docente do Curso de Medicina Veterinária, falou do apoio que o HVU disponibiliza ao curso e à comunidade. “O Hospital Veterinário tem como suporte as disciplinas do Curso de Medicina Veterinária e também assistência médica veterinária aos criadouros da região do Meio-Norte, que abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Também damos suporte às áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais e cães e gatos. Então, comemorar 14 anos da existência do HVU é importante pelo suporte que o hospital dá à formação dos profissionais e principalmente para toda comunidade”, concluiu.

Inaugurado em 2003, o HVU é referência no tratamento de animais não só do Piauí, mas de toda a região Nordeste, pois atende animais de pequeno porte, de produção e silvestres. Além disso, funciona em tempo integral para dar conta de mais de 36 mil serviços como consultas, cirurgias, internação, vacinação, neocropsia, exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos, durante o ano e, ainda serve de escola para os alunos de graduação do Curso de Medicina Veterinária da UFPI. De setembro de 2016 a setembro de 2017 foram atendidos cerca de 12 mil animais no HVU.

Saiba mais sobre o Cemitério “Cadelinha Sasha”.

Veja mais fotos:

DSC_1192.jpg